Farofinha de Repolho

20140224_213245_Anne

Existe uma coisa que para mim foi muito difícil de abrir mão na dieta. Essa coisa foi a farofa! Oi, meu nome é Georgia e eu amo farofa! ♥ Daí, mesmo tendo todo um controle das porções, uma alimentação regradinha, sempre fica a vontade de comer farofa ali martelando no seu juízo, principalmente se você decide comer uma carninha mais sequinha. Nessas horas entra em ação o seu lado criativo e culinário. Panelas pra que te quero e vamos inventar uma receita.

O ponto principal: o que usar como farinha? Sim, porque se tem duas coisas com as quais a gente lida como desafio no mundo das criações das receitas mais magrinhas são o açúcar e as farinhas. Como deixar algo saudável, saboroso e visualmente apetitoso? Foi aí que um repolho raladinho dentro da geladeira me deu uma ideia 🙂 Eu já tinha feito farofa com farinha de linhaça, mas ficou com um amargorzinho no final que não me fez achar que ela era a mais perfeita. Ela era boa, mas ainda não me fazia esquecer que era linhaça. E eu queria pensar só que estava comendo farofa, não queria lembrar disso da linhaça ou de qualquer substituto.

A receita é boba de tão simples, mas fica uma delícia e não adiciona muitas calorias extras ao seu prato, já que é uma parte de salada, digamos assim. =) O segredo é picar tudo bem miudinho e ir temperando de acordo com o seu gosto. A receita está sugerida para uma pessoa, mas é só duplicar ou triplicar as quantidades para servir para mais gente. Espero que gostem 🙂

20140224_213222_Anne

Farofinha de Repolho

Ingredientes:

1 colher de manteiga

4 colheres de repolho ralado fino

2 colheres de cebola picada ou ralada

1 colher de azeitonas verdes picadas

Sal

Orégano

 

Modo de fazer:

1) Numa frigideira anti-aderente coloque a manteiga para derreter em fogo baixo.

2) Acrescente a cebola e uma pitadinha de sal. Refogue a cebola até que ela fique bem clarinha.

3) Coloque o repolho ralado na frigideira, refogue e vá mexendo até que fique tudo bem sequinho.

4) Adicione a azeitona picadinha e mexa bem.

5) Acerte o sal e polvilhe orégano. Mexa bem até o cheiro do orégano fique presente.

6) Apague o forno e sirva 🙂

 

Dicas Pra Lamber os Dedos:

1) Para ralar o repolho, você pode usar um ralador daqueles convencionais, no lado fino. Caso você tenha um processador de alimentos, use a faca para processar tudo beeeeem miúdinho! Quanto menor, mais aparência de farofa tem 🙂

2) O mesmo vale para a cebola. Mas se você não tiver paciência de ralar (ou começar a chorar feito uma doida, feito eu fiz), pode picar bem miudinha na faca mesmo, assim não tem problema.

3) Minha azeitona já vem fatiada, então eu usei do jeito que veio mesmo. Ah, e aproveitei um pouco da conserva no lugar do sal.

4)É importante que tudo fique bem sequinho, então refogue bem mesmo até que todo o líquido da cebola, do repolho e das azeitonas tenha sumido. Assim a farofa fica mais gostosa.

5) E antes que alguém me pergunte: não pode usar margarina, tá? Aliás, se você puder, jogue fora a margarina, que ela não traz nenhum benefício pra saúde.

6) Se quiser substituir a manteiga, uma boa alternativa é o óleo de coco ou a manteiga de garrafa, que o povo das modinhas gastronômicas anda chamando por aí de ghee.

7) Você pode ainda adicionar cenoura ralada pequenininha, que o sabor fica delicioso e a cor fica linda 😀

Deixe um comentário

