Ratatouille

Tem aquelas comidas que você vê nos filmes, nas séries ou mesmo nos programas de televisão e fica doido para fazer. Essa é a história de como eu realizei meu desejo de fazer ratatouille 🙂

Tenho uma mania de ver receitas nos filmes, nas séries e até mesmo em desenhos animados e querer fazer. Quando eu era criança aperreava minha mãe pela torta da Minnie. E ela me perguntava: mas, filhinha, que torta da Minnie? E eu respondia: aquela, mãe, que faz o Mickey voar na fumacinha! E lá ia minha mãe pra cozinha fazer algo que eu interpretasse como torta da Minnie, porque minha mãe é dessas que sempre tenta nossa satisfação dentro das possibilidades e criatividades possíveis ❤

Quando assisti Ratatouille no cinema, a minha vontade foi sair dali e ir comer aquele prato mágico. Porque devia realmente ser algo incrivelmente saboroso, já que havia modificado a vida de uma pessoa tão triste e solitária. Só que naquela época, ao dobrar a esquina na saída do cinema, o cheiro do fast food do palhaço falou mais alto e meu estômago se contentou com algumas batatas fritas. É, eu não me orgulho dessa época hahahah

O tempo passou, a vida mudou, meus hábitos alimentares também… e toda vida que eu comprava abobrinha, pensava no bendito ratatouille. Até que outro dia, naqueles momentos de pura inspiração e descida de um halo divino no meio da cozinha, veio a ideia. Eu tinha tudo em casa: abobrinha, tomate, berinjela, pimentão, alho e azeite de boa qualidade! Ahá! Daquele dia o ratatouille não me escapava! Comecei a cortar tudo em rodelas e imaginar a montagem do prato, porque eu queria que o meu saísse igualzinho ao do filme. Afinal, qual seria a graça de preparar a receita sem aquela apresentação das rodelinhas, não é mesmo, minha gente?!

Vocês vão ver já, já na receita que não tem segredo nenhum, é um prato simples e barato. O segredo está na harmonia de sabores e na mágica do azeite, que faz uma mescla dos sucos todos da abobrinha, do tomate, do alho… Aquelas coisas de descrever e começar já a salivar imaginando novamente. Dessas receitas de servir pra quem a gente gosta e de comer com aquela satisfação que só o cuidado com a sua própria comida lhe traz 🙂

Ratatouille

Ingredientes:

2 dentes de alho

1/2 pimentão verde

1/4 de pimentão amarelo

1/4 de pimentão vermelho

1 abobrinha

1 berinjela

1 tomate grande (ou 2 pequenos)

Azeite

Sal

Ervas à vontade

Modo de Fazer:

1) Lave bem todos os ingredientes e corte tudo em rodelinhas, menos o alho, que deve ser picadinho.

2) Numa frigideira, doure o alho e passe rapidamente os ingredientes pela frigideira. Só “assuste” eles para que fiquem com o saborzinho do alho.

3) Numa assadeira, vá intercalando as rodelas de berinjela, abobrinha, tomate, pimentões…

4) Polvilhe sal, ervas e coloque azeite generosamente por sobre os ingredientes.

5) Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Você vai sentir o perfume das ervas e o azeite te chamando 🙂

Dicas Pra Lamber os Dedos:

1) Eu amei o resultado dessa receita. Comi com aquele gosto que só a felicidade dá 🙂

2) Ah, servi com filé de carne e purê de couve-flor (passo a receita no próximo post)

3) No que está na foto, não coloquei os pimentões porque era pra servir também para um amigo que não está podendo comer pimentão. Mas pode colocar na sua receita, que já fiz novamente com os pimentões e ficou melhor ainda.

4) Uma dica boa é fazer e levar à geladeira por um dia ou dois. O sabor do azeite se mistura aos sucos dos vegetais, intensificando ainda mais o paladar. Fica parecendo um antepasto daqueles restaurantes finos! Dá para fazer isso e servir de entradinha para os amigos em algum jantar na sua casa. Arrasar de chefe 🙂

5) Estou pensando em da próxima vez incluir rodelinhas finíssimas de cebola. Acho que junto do alho e das ervas, deve perfumar a receita.

6) As ervas que usei foram manjerona e tomilho secos.

7) Espero que vocês gostem da receita. Que tal mais receitas com essa temática de cinema? Que vocês acham?

Abraços,

Georgia

2 comentários sobre “Ratatouille

Deixe um comentário

