Limão, gengibre e hortelã – detox :)

image

Aqui em Fortaleza anda fazendo um calor incrível. Acho que tenho bebido facilmente uns 3 litros de água por dia. E reparem que eu sempre tenho que me lembrar de tomar água em Recife! Mas o calor intenso tem exigido uma atenção maior na hidratação.

O bom é que essa água toda ajuda a aliviar o calor e a limpar o organismo, principalmente depois de tantas bobagens comidas nesse período de festas. E para dar uma variada, tenho saborizado a água com limão ou feito um suco ótimo para desintoxicar o organismo e equilibrar o ph, além de dar uma melhorada no metabolismo.
image

Não sou uma defensora de receitas detox, nem de dietas desses tipo, que prezam alimentação líquida e pastosa por um determinado período de tempo. Só que, se tem uma coisa na qual acredito, essa coisa é no poder do limão no organismo. Prometo um outro dia, com mais calma, fazer um post só sobre isso. Mas pra quem tiver interesse, basta pesquisar sobre os benefícios do limão para o organismo e os princípios da medicina chinesa, por exemplo.

Fora que suco de limão é bom a qualquer hora! Suco de baixa caloria, alto valor de vitamina C, além do seu podem alcalinizante, ou seja, equilibrando a acidez do organismo. Ah, e ele tem sido associado a tratamentos para problemas nas articulações. Tem como não amar?? ❤ A combinação com o gengibre e a hortelã melhoram ainda mais as qualidades do suco de limão. O gengibre é termogênico, colaborando com o bom funcionamento do metabolismo.  A hortelã tem vitaminas e estimula o trato digestivo, dentre outros benefícios. Além disso, esse suco bem geladinho fica uma delícia 😀
image

Limão, gengibre e hortelã

Ingredientes:

1 limão tahiti

400 ml de água gelada

4 moedinhas de gengibre

10 folhinhas de hortelã sem o talo

Cubinhos de gelo

Modo de fazer:

1) Lave o limão e corte em 4 (como quem parte laranja) e retire a casca e as sementes.

2) Coloque o limão no liquidificador e acrescente a água.

3) Lave o gengibre, descasque e corte as “moedinhas”. Coloque as rodelas no liquidificador.

4) Por último, acrescente as folhas de hortelã, o gelo e bata bem o suco.

5) Quando tudo estiver bem triturado, é só servir.

7) Ah, se preferir, pode colocar um tiquinho de adoçante.

Dicas Pra Lamber os Dedos:

1) O tipo de limão pode ser o que você tiver em casa: tahiti, galego, siciliano… Usei o tahiti porque era o mais barato e bonito que tinha no mercantil quando fui fazer as compras. Mas com limão siciliano fica ainda mais gostoso 🙂

2) Como o suco é para desintoxicar um pouco o organismo, o legal é não tomar adoçado.

3) Eu bato o limão com gominhos e tudo, por causa das fibras. Se você preferir, pode espremer só o sumo do limão. Daí faz o restante do mesmo jeito. Fica tão bom quanto.

4) Não tem gengibre in natura, mas tem ele em pó? Serve! Coloca uma colherinha de sobremesa de gengibre em pó e bate. Fica tudo certo.

5) Não curte a hortelã? Então não coloca. Ela tem suas propriedades digestivas e deixa o gostinho refrescante, mas se você preferir sem ela, pode tirar.

6) Esse suco fica ótimo a qualquer hora do dia, inclusive de lanche 😉

7) Importante beber assim que ele for feito, pois se passar tempo demais preparado ele perde parte das suas propriedades, inclusive a vitamina C vai indo embora.

8) Quando não tiver tempo de preparar o suco, vale a boa água com o sumo do limão. Se você puder tomá-la em jejum, uns 10 ou 20 minutos antes do café da manhã, faz muito bem pro organismo 🙂

9) Uma variação possível para esse suco é usar abacaxi. Daí a medida de abacaxi para essa proporção são 4 rodelas médias (da espessura de um dedo) de abacaxi madurinho.  Fica delicioso!

10) Esse suco de limão, gengibre e hortelã é um suco de baixo açúcar, baixo carboidrato. Ou seja, super amigo da cintura 😀

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, já sabe, deixa nos comentários 🙂

Beijos!

Geo

Anúncios

4 comentários sobre “Limão, gengibre e hortelã – detox :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s