Panetone sem açúcar :)

image

De todas as comidas de natal, uma das minhas favoritas é panetone. Lembro de um ano em que começamos a comer panetone em outubro e só paramos em janeiro. E eu adorava 😀 Panetone de frutas, de chocolate, com nozes, trufado, enfim. Quando eu era criança, ficava implorando à minha mãe para fazer ou comprar. Ano passado foi o primeiro ano que fiquei sem comer panetone, porque parei de comer açúcar e os zero açúcar esgotaram das lojas. Fiquei na vontade, no desejo e com um plano de fazer meu próprio panetone esse ano.

Pra compensar minha ausência aqui no blog, resolvi compartilhar com vocês meu panetone delícia ;D Receitinha da série “sem açúcar e com afeto”.
image

Daí fui no comércio e comprei forminha, fermento, farinha, chocolate… Tudo que ia ser necessário para o momento panetone do ano. Ah, e me muni de coragem, ergui uma prece a Deus e torci para dar tudo certo. E deu muiiito certo mesmo! Além do orgulho de ir fazendo passo a passo algo que eu sempre jurei ser complicado ou bem dizer impraticável de fazer em casa. Essa receita eu adaptei do site da Tal e Qual. Ela rende um panetone grande de 500g ou 10 panetones pequenos de 50g, que foi o que eu fiz 🙂 Você pode rechear como preferir e se quiser pode fazer cobertura de chocolate diet. Aqui em casa tá fazendo sucesso de público e crítica 🙂
image

Panetone sem Açúcar

Ingredientes:

Esponja:

10g de fermento biológico fresco ou meio sachê de fermento biológico seco

3 colheres da de sopa de farinha de trigo

3 colheres de água em temperatura ambiente

Massa:

1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo

2 e 1/2 colheres de adoçante culinário

3 colheres de leite em pó

4 colheres das de sopa de manteiga com sal

1 ovo

2 gemas

1 pitada de sal

Raspas de casca de laranja

1 colher das de chá de essência de panetone (facultativo)

1 xícara de uvas passa

75g de chocolate diet (1/2 barra grande ou 3 barrinhas da pequena)

Suco de uma laranja (a mesma que você raspou a casca)
image

Modo de Fazer:

1) O primeiro passo é preparar o fermento. Numa tigelinha você mistura os 10g de fermento biológico fresco (que é 1 tabletinho) ou o 1/2 pacotinho de fermento biológico seco, as 3 colheres de farinha de trigo e 3 colheres de água. Mistura bem mesmo e tampa. Reserva por uns 20 minutos, que ele vai crescer e formar as bolhas de ar para a massa.

2) Enquanto o fermento ativa, você prepara os demais ingredientes. Na tigela com a batedeira desligada você colocará a farinha de trigo, de preferência peneirada.

3) Acrescente o adoçante e a manteiga.

4) Coloque o ovo e as gemas.

5) Coloque o leite em pó.

6) Adicione a pitada de sal.

7) A essência de panetone.

8) Metade do suco de laranja.

9) Adicione o fermento e com o batedor de massas pesadas comece a bater lentamente.

10) Quando tudo estiver bem incorporadinho, vá aumentando a velocidade.

11) Acrescente o restante do suco de laranja e bata por 15 minutos.

12) Enquanto a massa bate, separe as uvas passa e pique o chocolate em quadradinhos.

13) Com a batedeira ainda ligada vá despejando as uvas passa e o chocolate.

14) Bata mais um pouco para incorporarem na massa.

15) Despeje na forma de papel e deixe descansar por 40 minutos em local úmido e quente.

16) Enquanto a massa descansa, acenda o forno em 180º para ir aquecendo bastante.

17) Após os 40 minutos, a massa terá dobrado de tamanho. Leve o panetone ao forno e espere assar até que a superfície esteja douradinha.

18) Depois de douradinha, apague o forno e faça a dancinha da vitória 😀 Você fez seu próprio panetone!
image

Dicas pra lamber os dedos:

1) Se você tiver como usa o fermento fresco, recomendo fortemente. Eu revirei todos os supermercados das proximidades e não achei, daí usei o fermento seco mesmo e funcionou muito bem.

2) Se não tiver essência de panetone, não tem problema. Faz sem ela, fica bom do mesmo jeitinho.

3) Os meus eu fracionei a massa em 10 porções. A medida para encher as forminhas é que a massa fique da altura de 1 dedo ou 1/3 do tamanho da forma que você quer usar, porque a massa vai crescer na fermentação e no cozimento. Se a forma estiver muito cheia, vai transbordar e não vai ser tão legal.

4)Comprei minhas forminhas de papel numa dessas casas de coisas pra confeitaria, festas. Paguei r$1,00 pelas 10 forminhas 🙂

5) Se você não gosta de uva passa, é só tirar a uva passa e dobrar a proporção de chocolate. Assim vira chocotone delícia 😀 Aliás, pode colocar quanto chocolate você quiser, já que o panetone/chocotone é seu 😀 E se quiser trufado é só colocar uma camada de chocolate no meio da massa na hora de encher as forminhas.

6) Usei chocolate ao leite com mousse de avelã zero açúcar da Valor. Delicioso e macio, derreteu pela massa.

7) O suco de laranja é puro mesmo, sem água, ok?

8) Usei o adoçante culinário da lowçúcar, mas você pode usar qualquer um que seja com a mesma proporção de adoçante pra açúcar que funciona. A menina é pouquinha mesmo, porque o panetone é um pão, e o sabor do pão é menos doce.

9) Se você quiser, pode fazer uma cobertura de ganache e despejar por cima do panetone e polvilhar com farofa de castanhas. Vai ficar perfeito 😉

10) É importante manter a temperatura do forno sempre a mesma, 180º, para garantir que não queimem antes de assar. No forno aqui de casa, assou em 30 minutos.

11) Se você não tiver batedeira, mas tiver disposição, pode sim bater a massa na mão, sovando bem. É uma massa esponjosa e pesadinha, mas com uma colher de pau dá pra bater até ela agregar tudo. Depois você sova como quem faz pão e agrega no fim as uvinhas e o chocolate. O negócio é sovar bem para ativar o glúten, ok?

12) Fazer seu próprio panetone é uma coisa que dá um orgulho grande demais 🙂 E a melhor parte foi que minha mãe super amou e aprovou a fornada! Enquanto ia postando no instagram a receita ficando pronta, minha irmã já pedindo o dela… cozinhar tem tudo a ver com o natal, a família se unindo em prol do sabor 😀

13) Ah, e aqui tem o vídeo da receita do site do Tal e Qual para quem tiver dúvida no passo a passo:

Deixe um comentário

