Pão Caseiro de Fibras e Ervas

image

Já tem um tempo que tenho procurado alternativas caseiras e gostosas para o pãozinho do café da manhã. Depois de testar muitas receitas, ir e voltar, cheguei a uma que realmente me agradou. Esse pão rende bastante e tenho feito sanduíche todo dia com ele, fiquei fã mesmo da receita. Acho que te tudo que você muda quando faz dieta, o mais complicado é conseguir uma receita que substitua o pão e que realmente agrade, não é verdade?

image

Então, é de amar e divulgar quando a gente consegue uma receita que supera a expectativa, e cujo custo é bem baixo em relação aos benefícios. Essa receita é rica em fibras e proteínas, com um baixo teor de carboidratos. Por ter um alto teor de fibras, ela ajuda na digestão e na saciedade, o que é ótimo. Ah, para aqueles que fazem a dieta Dukan, essa receita é válida para todas as fases da dieta 🙂

image

Pão Caseiro de Fibras e Ervas

Ingredientes:

3 ovos grandes

1 xícara de fibra de soja

1/2 xícara de fibra de trigo

1/2 xícara de farelo de aveia

300ml de leite

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de sopa de cebola desidratada

1 colher de chá de alho em pó

1 colher de chá de orégano desidratado

1 colher de chá de alecrim desidratado

Sal a gosto

Modo de Fazer:

1. Pré-aqueça o forno e, se for o caso, unte sua forma.

2. Numa tigela, coloque os ovos e bata bem até espumar. Pode bater com o garfo, o fouet ou a batedeira.

3. Acrescente a fibra de soja, a fibra de trigo e o farelo de aveia aos poucos, mexendo bem para que se integrem.

4. Vá acrescentando o leite aos poucos e mexendo, para que a massa fique homogênea.

5. Adicione sal, a cebola desidratada, o alho em pó, o orégano, o alecrim e o fermento em pó. Mexa bem.

6. Adicione sal a seu gosto.

7. Despeje na fôrma e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos, ou até que esteja bem firme ao toque.

8. Apague o forno e está pronto 🙂

image

Dicas Pra Lamber os Dedos:

1. Você pode temperar o pão a seu gosto, de acordo com sua preferência de ervas e sabores. Adoro essa mistura dos temperos desidratados, acho que eles harmonizam super bem com a massa do pão, dando um sabor maravilhoso.

2. Como disse, ando bem fã de fazer meu próprio pão, porque escolho o que vai nele. Já cheguei a fazer essa mesma proporção de receita usando apenas fibra de soja e ficou muito bom.

3. Essa massa fica um pouco grossa, por isso prefiro bater na mão ou com a batedeira, já que no liquidificador precisaria acrescentar mais líquido para que ele conseguisse processar. Se você tiver um processador de alimentos, pode usá-lo para a mistura.

4. Esse pão fica ótimo para sanduíches e para comer com geleia também, mesmo estando temperado com ervas e sendo salgado.

5. Essa mistura de farinhas e farelos pode ser substituída por outras farinhas de sua preferência, como por exemplo farinha de coco, de berinjela, até mesmo por farinha de trigo integral. As substituições ficam de acordo com seu paladar e permissões da dieta.

6. Usei uma forma de pão de silicone, assim não precisei untar nem usar gordura na massa, mas se você quiser, pode acrescentar 1 colher de azeite de oliva na massa, Esse azeite vai perfumar a massa e também ajuda a não grudar, se for usar uma forma convencional.

7. Essa massa fica bem leve e se você preferir pode peneirar os ovos, para garantir que não fique com nenhum cheirinho. Na hora de batê-los, vale ainda colocar 1 colher de sopa de água. Isso fará com que não fique com o cheirinho de ovo que algumas pessoas mais sensíveis tendem a sentir. Ah, e vale usar esse truque em qualquer receita, até no omelete.

8. Já falei que ficou bom demais? 🙂 Espero que vocês façam e apreciem seu pão tanto quanto eu aprecio o meu. Rico em fibras e muito gostoso, nem sinto saudade de pão de forma.

9. Ah, essa receita rendeu cerca de 24 fatias como as da foto, que são entre média e finas. Se você preferir, pode fazer fatias mais grossinhas 🙂

10. Esse pão deve ser conservado na geladeira, tá? Na hora de comer, vale aquecer na chapa 🙂

Anúncios

8 comentários sobre “Pão Caseiro de Fibras e Ervas

  1. Oi, procurando um pão com fibra de soja e achei seu blog. Adorei!
    Tentei fazer o pão, mas infelizmente não deu certo. A massa, quando crua, ficou bem pesada (só consegui misturar tudo usando as mãos) e depois de de ir ao forno muito seca. Segui a receita à risca. Não sei o que aconteceu. Você teria alguma dica extra?
    Abraços.
    Ana

    • Oi Ana,

      Bom ter você aqui. Que pena que não ficou no ponto seu pão, lamento mesmo. Acho que você pode acrescentar um pouquinho mais de leite na preparação, já que a sua massa ficou tão pesada. Creio que 1/2 xícara a mais seja suficiente. Pode ser que as fibras com que você trabalhou tenham uma textura mais pesada do que as que eu encontrei aqui no mercado, por isso a massa ter ficado menos úmida.

      E, se sua dieta permitir, acrescente uma ou duas colheres de manteiga, assim a massa ficará mais macia.

      Com o pão que ficou seco, para não haver desperdícios, a sugestão que te dou é de fatiá-lo, passar manteiga ou azeite, polvilhar com ervas e levar ao forno para comer como torradas 😉

      Espero que dê tudo certo na próxima tentativa e que você volte sempre 🙂

      Abraços,

      Georgia

  2. Olá, meu nome é Vanessa e fiquei bem curiosa para fazer o seu pão, mas, fiquei com uma dúvida na sua receita. Em qual momento você acrescenta o fermento?
    E você utilizou realmente o fermento em pó tipo Royal ou o fermento biológico instantâneo?
    Aguardo seu retorno,
    Obrigada!

    • Oi Vanessa, tudo bem?

      Realmente você tem razão, ficou omitido do passo a passo o momento de acréscimo do fermento, desculpe. Já fiz a correção na receita. Ele é acrescentado ao final do processo, junto com as ervas e os temperinhos, está bem? Ah, e uso aquele fermento em pó da royal mesmo nessa receita 🙂

      Qualquer dúvida mais, é só dizer 🙂

      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Georgia

      • Adorei a receita, mas a massa não cresceu e ficou paçocada e muito pesado deixei mais tempo no forno, mas não adiantou 😢

      • Oi, Francine, obrigada por ler o blog e dar um retorno sobre a receita. E que pena que não deu certo. Às vezes o tipo do farelo usado exigia um pouco mais de líquido na massa. Experimenta de uma próxima vez usar só 1/2 xícara de fibra de soja e 1 xícara inteira de farelo de aveia, que a liga provavelmente vai ficar melhor. E observa se a massa está cremosa, pois a depender dos farelos, ela pode carecer de um pouquinhos mais de água.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s