Chá de Stevia

image

Você, muito provavelmente, já deve ter ouvido falar sem Stevia como adoçante, não é mesmo? Eu também. Tanto que uma vez que fui na cerealista fazer aloka dos farelos, vi um dos potes com a etiqueta escrita “stevia” e resolvi trazer para casa, para usar de adoçante. Essa versão que eu comprei era sem o refino, ela era verdinha, um pó de folhas. Achei meio estranho, mas trouxe assim mesmo, mesmo sendo diferente do modo mais comum que é a versão branquinha que é possível de ser encontrada no supermercado, a refinada. Tentei usar algumas vezes, mas por ser muito doce, não acertei muito nas proporções e fui deixando a stevia in natura de lado, guardada no potinho.

Esses dias, organizando as coisas da cozinha, reencontrei o potinho e resolvi pesquisar como utilizar a stevia, para finalmente fazer receitas com ela. Foi então que encontrei uma série de referências que falavam da stevia não apenas como adoçante, mas como uma planta cujo chá traz uma série de benefícios para a saúde. Descobri que além das suas propriedades adoçantes e seu potencial de doçura que chega a ser 20 vezes maior que o açúcar de cana, a Stevia tem propriedades medicinais.

image

O chá feito com as folhas da planta tem a capacidade de auxiliar no tratamento da hipertensão, do diabetes, da depressão, da fadiga, reduz a absorção de carboidratos e ajuda até a tratar compulsões alimentares por doces, auxiliando no tratamento da obesidade e em processos de emagrecimento. Isso porque ela tende a reduzir o apetite, fazendo com que você sinta menos fome e mais saciedade. Além disso, a stevia ainda tem um efeito contraceptivo, pode ajudar na concentração e ainda previne cáries, dentre outros tantos benefícios. Hoje em dia ela é plantada em diversos lugares do mundo, mas ela é nativa do Sul do Brasil e do Paraguai. Alguns relatos dizem que os nativos dessas regiões há muito tempo utilizavam a stevia para adoçar seus mates.

Depois de pesquisar e descobrir tudo isso, coloquei a chaleira no fogo e fui experimentar desse chá, que tantos benefícios pode trazer para a saúde. E o resultado é que ele está aprovado 🙂 No começo o gosto é meio diferente, até por ser adocicado, mas ter um sabor com referência ao gostinho da planta. Mas depois que coloquei na geladeira e pinguei umas gotinhas de limão, ficou delicioso. Como ele fica docinho, usei o próprio chá para fazer outras infusões, como a de hibisco ou mate. Resultado é que agora eu ando para cima e para baixo com meu cházinho na garrafa. Ah, e a vontade de comer doce na TPM reduziu drasticamente! Importante lembrar que se você resolver utilizar esse chá com fins medicinais, deve procurar um médico ou nutricionista e pedir orientações, está bem?

image

Chá de Stevia

Ingredientes:

1 litro de água filtrada

2 colheres de sopa de folhas de stevia

 

Modo de Fazer:

1. Numa panela ou chaleira, coloque a água para ferver.

2. Quando a água estiver fervendo bem, coloque a stevia e apague o fogo.

3. Abafe por cerca de 15 minutos.

4. Coe e pode tomar.

 

Dicas Pra Lamber os Dedos:

1. As folhas de stevia podem ser encontradas em casas de produtos naturais e ervas. Aqui em Recife, encontro dela tanto na Pura Vida quando na M.J. Bandeira, ambas ficam na rua da Praia, próximas do Mercado São José.

2. Se for fazer outra infusão, após coar, você pode reaquecer o chá de stevia rapidamente e colocar as ervas das quais deseja a infusão. Fiz com flores de hibisco, seguindo esses procedimentos e depois abafando por mais 10 minutos.

3. Você pode, ainda, fazer como eu e usar a stevia em pó. O pó das folhas é fininho e fica mais concentrado em doce, então ao invés de 2 colheres de sopa, uso apenas 1 colher, para que o gosto não fique enjoativo. Depois é só deixar decantar ou passar por um pano de coar ou filtro de café, para que o chá fique sem o pózinho.

4. Você pode tomar esse chá quente ou frio. O gosto dele frio fica mais acentuado, então se você tem o paladar mais sensível ou está se acostumando agora a tomar chás, recomendo que você coloque só 1 colher das folhas secas ou 1/2 do pó, para que vá se adaptando ao sabor.

5. Outro chá que pode ser mesclado com essa infusão de stevia é o chá mate. Por ter um sabor forte e amargo, ele harmoniza bem com a stevia, ficando numa doçura suave.

6. A stevia é um dos poucos adoçantes naturais com baixíssimo teor de carboidratos e que pode substituir o açúcar.

7. Em alguns supermercados e lojas é possível encontrar a versão culinária da stevia, que pode ser usada em receitas de bolos, tortas e mousses.

8. Em geral, na lojas em que compro, 1 quilo de folhas de stevia tem um preço de R$21,00, mas 100g já são folhas suficientes para um bocado de chá 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s