Bolo de Granola

image

Além de morar com Ricardo, a quem eu sempre faço referência nas receitas por dividirmos os horários de uso da cozinha e provas de pratos, moro também com uma menina chamada Dani. Desde que Dani veio morar conosco, ela começou a mudar alguns hábitos na alimentação. Reduziu pães, doces e refrigerantes, aumentou os carboidratos complexos, se apaixonou pelo cuscuz no café da manhã e até topou o desafio de incluir muitas saladas na hora do jantar.

De uns tempos pra cá, ela resolveu procurar um coach de dieta e exercícios. Esse coach mudou a dieta dela e incluiu coisas como whey protein, albumina em pó e até maltrodextrina. Só que, por se tratar de uma alimentação mais restrita, Dani começou a enjoar ou ter dificuldades para conciliar a hora das refeições e os horários de estudos/trabalho. Um dia, conversando na cozinha, ela me comenta disso e eu sugiro fazer biscoitinhos ou um bolo incluindo o que ela podia comer, balanceando a receita.

Ela topou e lá fui eu ensinar a Dani a fazer bolo. Dentre os nossos experimentos culinários, surgiu esse bolo de granola. Ele é bastante rico em fibras e proteínas, o que colabora para a saciedade e para a digestão. Além disso, a granola dá um “recheio” bem gostoso e distribuído pela massa, fazendo com que cada pedaço tenha alguma coisa diferente: uvas passa, frutas secas, castanha, aveia em grãos… Essa receita rende um bolo bem grande, um bolo de granola bem “maromba”. Nós assamos num refratário de vidro retangular médio, mas com bordas altas. O cheiro era uma coisa pela casa 🙂
image

Bolo de Granola

Ingredientes:

3 ovos

1 e 1/2 xícara de adoçante culinário (ou substituto)

2 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de farelo de trigo

1 xícara de farelo de aveia

1/2 xícara de albumina em pó sabor baunilha (opcional)

1 e 1/2 xícara de leite desnatado

1 colher de sopa de essência de baunilha

1 colher de sopa de fermento

1/2 xícara de granola zero açúcar

Modo de Fazer:

1. Pré-aqueça o forno a 180º e unte uma forma grande com azeite.

2. No liquidificador, bata os ovos, a manteiga e o adoçante até formarem um creme bem homogêneo.

3. Acrescente a essência de baunilha e 1/2 xícara de leite. Bata bem.

4. Coloque o farelo de trigo, a aveia e comece a bater. A massa estará bem grossa, então vá acrescentando o restante do leite aos poucos.

5. Acrescente a albumina e bata bem, para que tudo fique integrado na massa.

6. Coloque a colher de fermento e dê apenas algumas batidas usando a função pulsar.

7. Desligue o liquidificador, despeje a granola na massa e mexa com uma colher ou espátula.

8. Despeje a massa na forma untada e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourado e firme ao toque. O aroma vai te dar indicações de quando ele estive no ponto.

9. Apague o forno e deixe a porta entreaberta para que o bolo vá esfriando gradativamente.

10. Prontinho!

image

Dicas Pra Lamber os Dedos:

1. Se você não quiser, não precisa acrescentar a albumina em pó. Colocamos porque era um dos ingredientes da dieta da Dani e que ela tinha dificuldades para administrar na rotina. A albumina deixará o bolo mais firme. Se você quiser um bolo bem firme e não tiver albumina em pó, acrescente mais 1 ovo.

2. Usamos granola zero açúcar, mas você pode usar a de sua preferência.

3. Se não utilizar adoçante na sua rotina, acrescente a mesma quantidade de açúcar demerara.

4. Para adaptar esse bolo para a dieta dukan, basta não colocar a granola e substituir a manteiga por 2 colheres de requeijão zero ou light.

5. Você pode, ainda, no lugar da albumina em pó, acrescentar whey protein. Deixa a massa fofinha e de quebra amplia a quantidade de proteínas da receita.

6. Se preferir, você pode substituir a granola por um mix de castanhas, ou frutas secas. Aqui vai a sua imaginação e criatividade =)

7.  Esse bolo tem uma vantagem de agir na saciedade. Você pode dividir em fatias e levar para o lanche ou usar de pré-treino, a depender de sua dieta.

8. É interessante que você use farelo de aveia, não os flocos. O farelo é mais rico em fibras e com menos índice de carboidratos. Mas se você só tive flocos ou preferir os flocos, pode fazer com ele, fica muito boa.

Anúncios

2 comentários sobre “Bolo de Granola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s