Torta Fria de Atum com Requeijão

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Ultimamente tem dias em que, devido às demandas da vida prática, acabo preferindo comer pela universidade ao invés de vir pra casa almoçar. Isso porque vir em casa sempre acaba demorando mais do que deveria, porque você lembra de uma coisa ou outra por fazer e quando vê, o tempo foi embora. Pensando nesses dias em que tenho de comer fora, comecei a estudar, dentro das possibilidades da minha dieta e das condições que tenho para a conservação da marmitinha, quais comidas seriam mais adequadas.

Na universidade, não tenho ao meu dispor um microondas nem uma copa. Mas existe um frigobar que muito ajuda a conservar um lanche esperto ou marmitinha. Só que isso faz com que na hora do almoço, a comida esteja gelada… Então pensei numa receita que fosse feita justamente para comer assim. Noutro dia dei a receita do Nhoque Protéico, feito com proteína isolada de soja. Aquela massa acaba sendo uma massa versátil e resolvi expandir as possibilidades de uso dela. E o resultado ficou bem legal.

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Torta Fria de Atum com Requeijão

Ingredientes:

1 receita de massa de nhoque protéico

1 lata de atum light em água

2 colheres de requeijão light

3 colheres de ricota fresca

Sal

Pimenta do reino

Páprica Picante

Orégano

Alecrim

Modo de Fazer:

1. Pré-aqueça o forno em 250º. Prepare a massa de proteína isolada de soja do jeito que eu explico no post do nhoque protéico.

2, Com um rolo de macarrão ou uma garrafa limpa, abra a massa.

3. Forre o fundo e as laterais de um refratário pequeno com a massa.

4. Leve ao forno por cerca de 5 a 10 minutos. Não deixe passar disso, senão fica borrachuda.

5. Retire a massa do forno e deixe esfriando. Enquanto isso, prepare o recheio.

6. Numa frigideira anti-aderente, coloque o atum com água da conserva e tudo.

7. Acrescente o sal, a páprica, a pimenta do reino e o orégano. Tudo a seu gosto.

8. Acrescente o requeijão light, mexa bem e espere que seque um pouco da água, para que fique bem cremoso.

9. Apague o fogo e despeje essa mistura na massa. Espalhe bem.

10. Pegue a ricota e esfarele, até que fique com um jeito de queijo ralado grosso.

11. Polvilhe a ricota por cima da torta e em seguida polvilhe o alecrim.

12. Agora é só deixar na geladeira e se servir da torta 🙂

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Dicas Pra Lamber os Dedos:

1. Usei atum como recheio mas você pode usar outra opção, como frango desfiado ou mesmo carne moída, tenho certeza de que ficará delicioso.

2. Essa receita é pequena, ela rende duas porções. Se você quiser uma torta maior, duplique ou triplique a receita.

3. Se você quiser, pode usar 2 latas de atum ao invés de só 1, aí é só deixar secar a água por mais tempo e acrescentar 1 colher a mais de requeijão.

4. Costumo congelar a ricota e ralar ela no ralo fino. Depois de ralada, você pode ainda polvilha um tiquinho de sal, pra dar uma saborizada. Fica ótima e até parece que você tá comendo parmessão hahahah #cêjura

5. Se você quiser e sua dieta permitir, pode usar parmesão ou mussarela ao invés da ricota. Ou outro queijo de sua preferência. Só lembrando que, como a torta é fria, o queijo tem de ser legal de comer sem derreter.

6. Caso prefira pratos quentes e tenha um microondas à disposição, você pode levar a torta por 30 segundos no micro. Só não deixe passar disso, pois a massa pode ficar borrachudinha. No meu micro em potência máxima, bastaram 15 segundos e ela já tava morninha, e manteve a textura macia.

7. A torta fica bem gostosa e sacia bem. Você pode ainda acompanhá-la com uma boa saladinha 🙂

8. Lembrando que essa tortinha é low carb e low fat, super do bem pro projeto biquini de lacinho avançar 🙂 #agoravai

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