Nhoque Protéico

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Alimentos funcionais são aqueles que nos nutrem e que as propriedades dele servem não somente para encher a barriguinha, mas para benefícios além da nutrição propriamente dita. Por exemplo, a aveia é um alimento funcional por seu papel não somente na nutrição como também na saciedade, na digestão, e até no auxilio do emagrecimento. Existe um grupo de alimentos funcionais que eu realmente amo, que são as farinhas de proteína ou baixo carboidrato.

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Nessa lista está o ingrediente principal dessa receita de hoje, que é a Proteína Isolada de Soja. Ela é conhecida também como PIS e é usada nas dietas com baixa ingestão de carboidratos justamente por sua textura próxima à da farinha de trigo, mas sua altíssima concentração de proteína. O bom é o tanto de coisas que você pode fazer com essa farinha =) Essa semana, num dos grupos que eu participo no facebook, uma das meninas, a Juliana postou essa receita em forma de macarrão. Gostei tanto da ideia, que resolvi testar pro jantar de hoje. Lembrando que se você quiser fazer com farinha de trigo, pode fazer, tudo depende do que você gosta de comer e o que sua dieta permite, tá?

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Nhoque Protéico

Ingredientes:

1 ovo

5 colheres de sopa Proteína Isolada de Soja

1 colher de café de azeite de oliva

Sal

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Modo de Fazer:

1. Numa tigela, coloque o ovo e misture bem a clara e a gema com um garfo ou fouet.

2. Coloque uma pitada de sal e misture bem.

3. Vá acrescentando a proteína isolada de soja aos poucos e mexendo bem.

4. Acrescente a colherinha de azeite de oliva e misture a massa.

5. Com as mãos, vá misturando bem a massa como quem sova massa de pão.

6. Com a massa bem sovada e integrada, retire pedaço e vá esticando com a mão, fazendo uma tirinha, uma “cobrinha” de massa com a espessura de um dedo.

7. Com a faca, corte a massa em pedaços. Separe em 3 ou 4 porções. Você vai cozinhar a massa aos poucos.

8. Coloque uma panela com água no fogo e quando a água estiver fervendo vá colocando as porções de massa. Você vai só “assustar” a massa, deixando só cerca de 1 minuto e depois já retirando com a escumadeira.

9. Quando tirar a massa, coloque numa vasilha com água fria, para interromper o cozimento.

10. Repita o processo com o restante da massa.

11. Escorra na peneira e sirva com o molho que preferir.

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Dicas Pras Lamber os Dedos:

1. É importante não deixar que a massa fique tempo demais na água fervente, senão ela fica dura, borrachuda, ok? #truestory

2. Como molho, fiz frango em cubinhos e acrescentei molho de tomate zero açúcar e 0% gordura ❤

3. Ah, se quiser, você ainda pode colocar ervas na massa, acho que fica muito gostoso. Joguei orégano por cima do meu e ficou delicioso.

4. Com molho branco de requeijão com ervas finas deve ficar também muito bom.

5. Como disse no post, a lógica dessa receita também vale se você quiser usar farinha de trigo normal.

6. Se você quiser, pode abrir essa massa com o rolo de macarrão e cortar em tirinhas e cozinhar como espaguete.

7. Essa receita pode ser feita para todas as fases daqueles que fazem a dieta dukan. Quem estiver na fase 1 da dieta, pode deixar de fora o azeite.

8. Agora pode até comer massa todo dia 🙂

9. Ah, a proteína isolada de soja também pode ser encontrada com o nome de fibra de soja nos supermercados, lojas de produtos naturais e de dieta. Sendo que quando ela é chamada de fibra de soja, ela é mais barata 🙂

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3 comentários sobre “Nhoque Protéico

  1. Pingback: Torta Fria de Atum com Requeijão | Pra lamber os dedos

    • Camila,

      Obrigada pela visita e obrigada pela dica do curso. Ando bem ocupada, mas em breve voltarei com as postagens regulares e com muitas novidades, então fique à vontade pra voltar mais vezes 🙂

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