Pão de Aveia com Cebola e Calabresa

image

Esse pão é daquelas receitas que surgem na sua cabeça como uma dúvida. Você se imagina fazendo, mas ao mesmo tempo duvida, se pergunta: “será? mas será mesmo?”. Você está em casa, pensando na vida numa quarta-feira à noite, quase madrugada. Bate aquela insônia e você resolve ir se ocupar cozinhando, porque, afinal, cozinhar é algo que te ajuda a relaxar.

No armário, alguns ingredientes te olham: aquela farinha de aveia que há tempos está ali, aquelas sopinhas instantâneas que você comprou se prometendo tomar mais sopa, mas nunca lembra que estão ali… E eis que desse deserto de ingredientes, surge uma receita 🙂 Cozinha tem essa coisa alquimista que eu adoro, sabe? Você olha para coisas aparentemente incompatíveis e de repente elas se mesclam com uma harmonia que te surpreende, fazendo com que o que antes era só um punhado de ingredientes se transforme em algo muito gostoso. E não fui só eu que achei. Até Ricardo, meu homemate cujo paladar é bem diferente do meu, adorou a harmonia de sabores e já providenciou ingredientes para que repitamos esse pão. 🙂

image

Pão de Aveia com Cebola e Calabresa

Ingredientes:

2 ovos

2 xícaras de farinha de aveia

2 colheres de requeijão light

300 ml de água

3 colheres de azeite de oliva (opcional)

1 pacote pequeno de sopa instantânea de cebola light (13g)

1 colher de sopa de fermento em pó

1 cebola roxa

1 linguiça calabresa

Modo de Fazer:

1. Pique a cebola e a calabresa em cubinhos e reserve. Unte uma assadeira com azeite e reserve. Pré-aqueça o forno em 250º.

2. No liquidificador, bata os dois ovos, a sopa de cebola, a farinha de aveia e a água.

3. Essa mistura vai formar um creme homogêneo. Acrescente o requeijão light e bata até que misture bem.

4. Coloque o fermento em pó e aperte pulsar. Desligue o liquidificador e termine de misturar o fermento na massa com uma espátula.

5. Despeje metade da massa na forma e coloque de maneira distribuída a cebola e a calabresa picadinhos, de modo a ter recheio em toda a massa.

6. Despeje o restante da massa por cima e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou quando estiver firme e douradinho. Faça o teste do palito para ir vendo a consistência.

7. Prontinho 🙂

image

Dicas Pra Lamber os Dedos:

1. Essa receita rende um pão bem grande, então se você quiser, pode fazer só meia receita.

2. As opções de recheio eram das que eu tinha em casa, mas pode usar carne moída, frango, atum, presunto, queijo, enfim, o que você quiser. Pode nem usar recheio, se preferir. Fazer como pão pra comer com requeijão 🙂

3. Pode usar farelo de aveia no lugar da farinha, se quiser. Usei a farinha porque era o que tinha em casa.

4. Quem faz a dieta dukan, pode adaptar esse pão para a dieta, basta ver a quantidade de farelo de aveia, não usar azeite e trocar o recheio pelos permitidos. Pode fazer só meia receita e ir dividindo 🙂

5. Usei a sopa de cebola light da taeq, aquela marca do Pão de Açúcar, mas se você não tiver, pode ser aqueles Vono de cebola também. E acho que com o de frango fica bom.

6. Querendo, você pode fazer como eu fiz e jogar aveia por cima.

7. Esse pão dá muita saciedade, é incrível!! Tudo que tem aveia tem esse poder, fico impressionada.

8. Se você colocar bastante recheio, ele já vira uma refeição completa. Completa com uma salada e já foi! Carboidrato+Proteína = ❤

9. Façam e me digam o que acharam 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s