Lista de Compras: light, diet ou zero? – parte 2

image

Normal, light, diet ou zero?

Essa é outra coisa que confunde a gente na hora de escolher os produtos que vão entrar no nosso carrinho. Os termos light, diet ou zero, por lei, devem se referir à seguinte lógica:
image

Light

Redução de 25% de algum ingrediente ou das calorias totais em relação ao produto normal daquela marca. O que faz com que nem todo light seja a mesma coisa, porque os valores de referência são os de produtos da mesma marca. E nem sempre o light é uma vantagem, fique ligadinho.

No caso de doces, por exemplo, não significa que não tem açúcar, como muitas vezes a gente pensa. Prova disso são os achocolatados. Se você está numa dieta de redução ou eliminação de açúcar refinado, deve optar pelos zero açúcar ou diet. No caso de produtos com redução nas gorduras, em geral eles vão compensar em carboidratos, para conseguir manter a textura. Talvez essa troca nem sempre seja vantajosa.

No caso de iogurtes, por exemplo, essa troca acaba sendo vantagem, porque no geral iogurtes light serão reduzidos em gordura, terão um percentual de carboidratos igual ou menor que o original, além de serem adoçados com adoçantes ao invés de açúcar refinado. Mas isso varia de marca pra marca. O iogurte grego light é um produto pro qual essa lógica não vale e é adoçado com açúcar, por exemplo.

image

Diet

Os produtos diet são mais conhecidos pelo seu direcionamento para o público diabético, em que há uma grande redução de açúcares e carboidratos, com substituição de açúcar por adoçantes sintéticos. Mas podem ser considerados diet aqueles que tem lactose zero ou bem reduzida ou gorduras bem reduzidas, sódio bem reduzido.

Para manter a textura, sabor ou outra característica do produto de referência, podem ser acrescentados outros ingredientes como forma de compensação. No caso de chocolates diet, por exemplo, para manutenção de textura, algumas marcas vão aumentar o uso de gorduras. Tem só que ver se essas gorduras não virão de origem vegetal ruim e se elas não são gorduras trans. Como saber isso? Ler os ingredientes e a tabela nutricional. Para quem faz dieta com redução de carboidratos, os produtos diet e os zero carboidratos são mais indicados, a priori.

Como assim gordura vegetal ruim, Georgia? Porque, em geral, ela essa gordura vegetal é gordura hidrogenada e vira gordura trans no nosso organismo. Pode contribuir pro entupimento de artérias e problemas cardíacos. Depois faço um post sobre gorduras, suas fontes e benefícios de cada uma delas para a saúde.

image

Zero

Ter zero no rótulo nem sempre significa que aquilo é saudável, significa só que, em geral, o fabricante zerou algum dos macroingredientes da fórmula em relação ao produto original. Por exemplo, se algo é zero açúcares, significa que não foram adicionados açúcares, os contidos no produto são aqueles já presentes nas matérias primas.

Só que tem muito produto que vem com o ZERO no rótulo apenas por marketing. Quer exemplo? Produtos de origem vegetal e que alegam ser zero gordura trans. Acontece que, em geral, produtos de origem vegetal já são zero trans, então ele não tem vantagem nenhuma, apenas propaganda com relação a uma característica do produto por si mesma. De uns tempos pra cá há, inclusive, uma determinação que obriga as marcas a colocarem em algum lugar do rótulo que aquele produto é zero gordura trans porque todo produto de origem vegetal é assim.

Os produtos zero podem ser zero açúcar, zero gordura, zero glúten, zero lactose… como eles zeram algum ingrediente total, em geral vão apresentar uma quantidade de calorias reduzidas. Tem só que ficar atento à quantidade de sódio, ok?

Anúncios

Um comentário sobre “Lista de Compras: light, diet ou zero? – parte 2

  1. Pingback: 2014 e a resolução de comer direito | Pra lamber os dedos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s