Variando o frango de todo dia

image

Desde a época em que teve aquela campanha do governo para comermos mais frango e havia até a propaganda ressaltando que o frango custava só R$1,25 que variar o frango nosso de todo dia é uma preocupação na casa dos Cruz. Na época dessa campanha, mais do que uma preocupação, era uma necessidade, já que mamãe aproveitava as ofertas e lotava o freezer de penosas. Lembro de que brincávamos, eu e minha irmã, que daí a pouco iríamos voar, de tanta galinha consumida.

Essa fase nos rendeu nutrientes, resiliência (#brinks) e criatividade. Porque pense numa comida versátil é frango! Você pode fazer com molho de tomate, molho branco, creme de leite, ao forno, com legumes, desfiado, cremoso, em forma de torta, grelhado, frito, cozido, ao molho, com cerveja… a lista vai longe! Qual sua forma favorita de comer frango? Você tem uma receita prática? Deixa nos comentários 🙂

image

Confesso que amo creme de galinha. Amo mesmo num nível thunder-cat, a ponto de comer puro!! No máximo acompanhado de um arroz branco sem nada mais. Sabe aquele franguinho desfiado, com milho verde e ervilha, com molho cremoso e creme de leite? Hummmm só de pensar para escrever eu já salivei! É bom demais, meu povo! E o da minha mãe é top! E como amante do creme de frango, aceito de bom grado e coração (e estômago!) aberto suas variações, como o primo rico do creme de frango e que sempre é servido em 11 de 10 festa de buffet que eu já fui: fricassée de frango. Fricassée de frango nada mais é que frango em pedacinhos (cubinhos) com molho branco. Pode ainda tem por cima uma camada generosa de queijo gratinado e batata palha.

A receita de hoje mistura a lógica do fricassée com um gostinho de curry, que eu adoro. Acho boa a combinação suave do requeijão ou do creme de leite (depende de qual dos dois eu tiver no dia) com o gosto mais marcado do curry. O segredo de misturar os dois é não acrescentar muito curry, pois, assim como cominho, se você usar demais, ele domina tudo e nada mais tem gosto do que deveria ter, ficando com gosto apenas de… curry! E aí acaba a graça da comida!

image

Frango em Cubinhos ao Curry e Requeijão Light

Ingredientes:

500g de peito de frango cortado em cubinhos

1 cebola

1 dente de alho

2 colheres de manteiga

2 colheres de curry em pó

1/2 xícara de água

Sal

Pimenta

1 lata de milho verde+ervilha

1 pote de requeijão light (ou 1 caixa de creme de leite leve)

Modo de Fazer:

1. Corte o peito de frango em cubinhos e tempere com um pouco de sal e pimenta, de acordo com o seu costume de tempero. Reserve.

2. Pique a cebola e o alho.

3. Numa panela, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho.

4. Quando a cebola começar a cheirar, acrescente o frango e refogue tudo. Abaixe o fogo, continue mexendo e deixe que o frango solte um pouquinho de água.

5. Adicione o curry aos poucos e vá mexendo, para que ele se misture bem na carne. A coloração do frango ficará levemente amarelada.

6. Coloque a 1/2 xícara de água e mexa bem.

7. Escorra o milho verde e a ervilha e despeje na panela. Mexa tudo e deixe cozinha até que o caldo seque.

8. Quando o caldo secar, apague o fogo.

9. Quando for servir, coloque o requeijão ou o creme de leite. Misture tudo leve ao fogo para que aqueça, mas sem deixar ferver.

9. Agora é só servir 🙂

Dicas Pra Lamber os Dedos:

1. Você pode preparar o frango ao curry e deixar em potinhos na geladeira ou no congelador. O segredo é só colocar o creme de leite ou requeijão na hora de servir, assim o prato dura muito mais tempo na geladeira sem risco de estragar.

2. Já costumo deixar separadas e pesadas as porções de 100g de frango temperado. Na hora de comer, coloco 1 colher de sopa de requeijão (quando tô gulosa coloco duas), aqueço no microondas por 30 segundos e tá pronto!

3. Como já tem o milho e a ervilha, essa receita precisa só de uma saladinha para que fique nutricionalmente completa. Na foto, salada de acelga, alface, tomate, cenoura e cebola. E por cima de tudo, um pouco de orégano.

4. Como o gostinho do molho já basta, não usei molho na salada. Mas você pode regar com 1 fio de azeite ou gotinhas de limão. Cuidado só para que os sabores não fiquem muito fortes e você perca a suavidade da comida.

5. Se achar necessário, pode servir esse franguinho com arroz integral ou mesmo usar como molho de macarrão. Se for servir com o macarrão, joga um parmesão ralado por cima da porção e tá delícia 🙂

6. Esse frango fica bom ainda se acompanhado de uma farofinha de calabresa. Sabe praqueles dias mais gordinhos? Vou depois postar uma receita de farofa de calabresa bem sequinha e divina! Eu ❤ farofa! Mas só como bem de vez em quando.

7. Essa receita, quando pronta, serve bem umas 4 pessoas, então dá pra fazer e receber os amigos praquele jantar gostoso!

8. Se você quiser, pode ainda usar como recheio para sanduíche ou wrap.

9. Quem nunca comprou curry, ele vende na parte de temperos e especiarias do supermercado. Tem naqueles saquinhos ou mesmo em potinhos. É um tempero razoavelmente barato e rende muito, já que a gente usa só um pouquinho de cada vez.

10. Para acompanhar, recomendo suco de abacaxi com hortelã! Aliás, esse suco é meu novo vício! Ótimo para a digestão, a mistura de abacaxi com hortelã é mega refrescante, vale a pena deixar o refrigerante de lado e provar desse suco.

11. Se você prefere vinho, um merlot vai super bem. Mesmo sendo carne branca, como a mistura de temperos é mais pronunciada, uma tacinha de vinho tinto arremata os sabores =)

12. Ah, o requeijão que eu gosto de usar é o light da vigor, porque ele tem um sabor legal, tem preço ótimo e não contém amido na fórmula. Fiquem atentos aos rótulos, porque tem muita mistureba de maisena sendo vendida como se fosse requeijão! Aliás, fiquem atentos aos rótulos de todos os produtos que vocês comprarem! #ficadica

13. Fez alguma receita do blog? Posta a foto preu ver e me marca com a tag #pralamberosdedos . Pode ser no instagram (@jorjacruz) ou no facebook!

14. Por falar em facebook, segue a página do blog lá e fica por dentro das atualizações e dicas de receitas 😉

Anúncios

2 comentários sobre “Variando o frango de todo dia

  1. Pingback: Almoço prático para o Dia dos Pais | Pra lamber os dedos

  2. Pingback: Nhoque Protéico | Pra lamber os dedos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s