Comendo ovo

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Teve um tempo em que o ovo era estigmatizado como comida de pobre. Pão com ovo, então, era o símbolo da pobreza eterna. Quem comia, escondia que comia, disfarçava. Ter só ovo para comer em casa era sinal de vergonha, até. Essa fase, graças a Deus, passou. Mas daí, teve outro tempo em que o ovo foi parar no banco dos réus e foi condenado, fazia mal pra saúde, diziam, era gorduroso e podia até matar você, suas artérias entupiriam com a mesma facilidade que um canudo de milk shake do Bob’s trava quando você escolhe tomar o de frutas vermelhas. Aí, mais uma vez, depois de uma série de estudos, provaram que o ovo fazia bem para a saúde. Sua absolvição veio por partes. Primeiro as claras foram inocentadas, afinal, eram só proteínas. Uma boa fonte delas, inclusive. Mas ai daqueles que comessem as gemas, diziam. Daí, mais pesquisas e análises foram sendo feitas, mais estudos e tadã! Para a nossa alegria a gema foi inocentada também, a bichinha.

Hoje em dia o ovo é considerado o queridinho dos nutricionistas, desportistas e amantes de um bom carioquinha com ovo e manteiga. Ele é tido como um alimento completo, uma vez que combina gorduras boas, proteínas, baixo teor de carboidratos e quantidades de todos os nutrientes e minerais que o corpo humano precisa. Tudo isso num alimento que já vem pronto, feito nessa proporção por Deus. Não tinha como dar errado, não é mesmo?

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Ah, e sobre ovo ser comida de pobre… basta ir no supermercado e ver que a história não é mais bem assim. Se pobre conseguir comer ovo o mês inteiro, eu admiro, porque é algo que está custando cada vez mais nas prateleiras. Estou vendo a hora comprar uma galinha, porque ovo se tornou algo bem carinho. Uma bandeja com 30 ovos, nas imediações de minha residência, tem custado em média R$9 reais. Se eu quiser ser gatinha e for comprar no supermercado, esse preço sobe pra quase R$14 realidades. Já chegou ao desplante de ter uma bandeja por R$18 dilmas no Pão de Açúcar (melhore!). É ou não é de se cogitar comprar uma ou duas galinhas?

Choramingos econômicos à parte, mesmo tendo encarecido bastante nas últimas épocas, o ovo ainda é uma ótima opção de alimento e fonte de proteína, além de o seu custo benefício compensar bastante. Ele é o xodó de quem reduz carboidrato na alimentação ou mesmo quem opta por uma dieta mais equilibrada. Hoje em dia se sabe que a inclusão de ovo no café da manhã ajuda a saciar mais a fome e até no emagrecimento. Dá pra entender o festival de omelete nos perfis marombas do instagram, não é? (me segue lá: @jorjacruz)

Na minha cozinha, ovo é um ingrediente super bem vindo e versátil. Posso comer mexidinho, em forma de crepe, panqueca ou omelete. Mas tem dias em que você quer dar uma variada, não é mesmo? Então, anota a dica/receita abaixo e aproveita para um dia low carb, saboreando um muffin de ovo e peito de peru, fazendo a felicidade da cintura 🙂 Ah, a receita é individual, pra quem sempre pede porções unitárias 😉

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Muffin de Ovo com Muçarela e Peito de Peru

Ingredientes:

1 ovo

1 fatia de peito de peru

1 fatia de queijo muçarela

Sal

Pimenta

Modo de Fazer:

1. Num ramequim ou forminha de porcelana untado com um pouco de azeite (bem pouquinho mesmo), coloque uma fatia de peito de peru.

2. Numa tigela, bata com o garfo ou fouet 1 ovo e tempere com sal e pimenta a gosto.

3. Corte a fatia de muçarela ao meio. Parta uma das metades em pedacinhos e coloque na mistura de ovo batido.

4. Despeje a mistura na forminha forrada com peito de peru e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos. Quando faltar 5 minutos para apagar, coloque a outra metade do queijo que sobrou por cima do muffin e aguarde derreter.

5. Está pronto seu muffin de ovo com muçarela e peito de peru.

Dicas Pra Lamber os Dedos:

1. Você pode substituir o peito de peru por tirinhas de bacon (<3) ou presunto, isso vai depender da sua escolha e alimentação.

2. Se você não tiver nem bacon, nem peito de peru nem presunto (ou não consumir nada disso), você pode untar a forminha com manteiga e colocar só o ovo batido. Para isso, ao invés de 1 ovo, use 2, assim você terá um muffin mais digno =)

3. Você pode substituir a fatia de muçarela por outro queijo da sua preferência. É bacana que seja um queijo que derreta, para que ao ser aquecido ele se integre inteiramente ao ovo.

4. Dá ainda para acrescentar ervas finas na hora de temperar a mistura de ovos e queijo, assim variando o sabor.

5. Se você não tiver ramequim ou forma de porcelana, pode usar forminhas de cupcake.

6. Se você quiser, pode assar a receita em microondas. Lembre-se só de tampar a vasilha, senão vai ser ovo pra tudo que é lado. Ah, e o tempo varia de acordo com seu micro. Recomendo ir colocando de 30 em 30 segundos e observando o cozimento. Ah, o ovo vai subir um pouco, tá? Então, fique de olho pra não esborrotar. A vantagem do micro é que, como o cozimento é de dentro pra fora, a textura do ovo fica próxima a de um suflê, mais aerado.

7. Querendo, você pode ainda acrescentar pedacinhos de brócolis ou couve-flor e cobrir com a mistura de ovos.

8. Pode ser frango desfiado também!!

9. Quando desinformados, eles ficam tão bonitos que podem até ser feitos pra petiscos duma reunião ou jantar com amigos.

10. Ah, no meu eu cortei as bordinhas da fatia para que coubesse melhor no ramequim, mas você pode colocar com borda e tudo, que funciona do mesmo jeitinho 🙂

11. Ovo é bom demais e já acho que você deveria aproveitar essa dica ainda hoje 🙂

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