Café da manhã: tomar ou não tomar?

A minha refeição favorita no dia inteiro é o café da manhã. Faço de tudo para não passar sem e sempre capricho na hora de preparar o que comer, mesmo sendo basicamente tudo uma variação do básico: porção de carboidrato+proteína+fruta+café com leite. Existe quem se pergunte se tomar café da manhã é realmente necessário. Tomar ou não tomar café da manhã?

Há uma certa controvérsia entre especialista sobre a necessidade ou não de fazer essa refeição. No entanto, eu concordo com a maioria dos nutricionistas e algumas pesquisas que vão apontar que o metabolismo fica mais acelerado quando tomamos café da manhã. Tem estudos que apontam, inclusive, que tomar café da manhã evita o aumento de peso, além de diminuir os episódios de compulsão alimentar ao longo do dia. Isso porque durante o período de sono nosso corpo consome energia para que a gente continue vivo, respirando, se mexendo na cama, sonhando, enfim. Essas atividades (que são chamadas de metabolismo basal) fazem com que a gente precise, assim que acorda, repor as reservas, ou seja, encher a barriguinha, para que o corpo siga com suas funções. Quando a gente pula o café da manhã, as chances de comer sem controle na próxima refeição são muito maiores.

Lembro de quando eu achava que estava fazendo o melhor negócio pulando o café da manhã. Acordava bem cedinho, tomava só café preto, ou nem isso, e ia pro estágio. Só ia comer lá pras 9h, 10h da manhã, quando rolava aquela merendinha do mal que só quem trabalha/trabalhou em repartição sabe como é. Café, pão com manteiga (ou seria manteiga com pão?) e bolos. A questão é que nessa hora do lanche eu sempre estava varada de fome e acabava comendo muito mais do que deveria.

Além da importância do café da manhã, uma coisa importante é o fracionamento das refeições (Já falei sobre os lanches aqui). Tem gente que acha que isso é bobagem, mas comer com intervalos regulares ajuda a que a gente não esteja querendo comer as paredes quando for o momento da próxima refeição. E tendo um raciocínio bem gordinho, se você pular o café da manhã, é uma comida a menos para o seu dia, não é mesmo? Então vamos usar nossa cota completa 😀 Comer tudo que temos direito na hora em que temos direito.

E, Georgia, se é para tomar café da manhã, o que eu posso comer? Fiz outro dia um post com ideias sobre o que comer no café da manhã em substituição ao pão, em que dou ideias de coisas mais saudáveis e sem glúten que servem muito bem como substituição ao pão francês nosso de todo dia. Você pode dar uma olhada no post e ver o que se adapta para a sua rotina e alimentação. Lembrando sempre que o legal mesmo é que você veja um cardápio com um profissional de nutrição, que vai te prescrever uma dieta balanceada e que atenda às suas necessidades pessoais, já que cada um de nós tem uma composição corporal diferente e um gasto de energia próprios, ok?!

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