Quer um chá?

2012-11-15_1352989529

Quem me segue no instagram (segue aí, @jorjacruz), já deve ter percebido que eu adoro chá e tomo quase todo dia. Até um tempo atrás, eu sempre pensava em chá como algo para se tomar quando a gente adoece. Sabe aquelas coisas meio comercial de Vick Pyrena? Pois é! A associação que eu fazia dos chás era sempre essa ou então como algo para emagrecer, tipo aquelas dietas de revista que diziam que você emagreceria 10kg num mês bebendo chá. Só que chás e infusões vão muito além desse uso medicinal ou dietético, e eu fui descobrindo aos poucos que gosto muito de uma bebidinha quentinha no meio da tarde, depois do almoço ou mesmo antes de deitar.

Comecei a ver que existe, sim, muito benefício para a saúde, mas existe também um prazer no gosto, no aroma. Tudo mudou, na verdade, quando ano passado ganhei uma caixa de chás da minha mãe. Essa caixa vinha com uma variedade bem grande de sabores, chá pra tudo que era gosto. Desde chá de camomila até chá de amora, que virou meu preferido e logo desapareceu da caixa. Dessa experiência dos chás de saquinho, eu passei para os experimentos com chás naturais, comprando as ervas secas no mercado, descobrindo na internet como se prepara ou mesmo recorrendo àquela ajuda básica de dona Maria das Graças, a senhora minha mãe, que vez por outra me atende nas dúvidas culinárias e alimentícias.

2012-07-19_1342668340

Lendo sobre os chás, descobri que tem chá para tudo quanto é gosto e necessidade. Tem chá que emagrece, tem chá que ajuda com dor, tem chá que trata garganta, tem chá que melhora seu humor, tem chá que alivia, tem chá que desperta a gente. Fiquei impressionada quando descobri que o chá verde tem mais cafeína até que o café. E chá de hibiscus é um ótimo termogênico, ajudando no processo de melhora do metabolismo e queima de gordurinhas. Mate faz bem para o coração e uma mistura de maracujá e camomila é uma ótima pedida para quem, feito eu, tem problemas de dormir. O consumo de chá verde e o chá branco, por exemplo, tem sido associados a melhoras de problemas cardíacos e redução de peso. A indicação de consumo dele é de pelo menos 3 xícaras ao dia.

Fora o uso na alimentação, os chás também podem ser usados para banhos, por exemplo. Quando estou para gripar ou me sentindo mal, com problemas respiratório, sempre acrescento eucalipto na água morna e tomo um banho dessa mistura. Como tenho olheiras num nível guaxinim-style, costumo fazer compressas de chá de camomila para aliviar o aspecto cansado. Para quem tem o cabelo claro, a camomila serve ainda para abrir a cor do cabelo e melhorar o tom. O melhor da maioria dos chás é seu modo de preparo: ferveu água, colocou o saquinho ou as ervas, deixou em infusão e tadã! Tá pronto! Assim, simples, sem burocracia. E pode usar adoçante, ou não, fica a seu critério.

2012-07-13_1342148735

Tipos de Chás e Usos

Camomila – é calmante e alivia cólicas

Cidreira – ajuda com a insônia e a ansiedade, além de aliviar gases

Capim Santo – alivia a ansiedade, calmante e ajuda no sono

Hibisco – calmante, diurético e levemente laxativo, termogênico natural e está associado à perda de peso

Chá Verde (tem as variações branco e vermelho) – estimulante natural por sua composição com cafeína, ele é diurético, melhora a circulação e ajuda no emagrecimento

Chá Mate – combate o colesterol ruim e auxilia na estabilização dos níveis de açúcar no sangue

2012-12-31_1356918006

4 comentários sobre “Quer um chá?

  1. Adoroooooo! Cada dia mais. =)
    Sem falar que bebidas quentes após o almoço ajuda na digestão.
    E lembrando também que, apesar de natural, devem ser consumidos sem exagero. Os benefícios são verdadeiros e na dose certa podem fazer “milagres”, mas dependendo da quantidade podem causar problemas sérios, então é bom seguir as orientações como com os remédios.
    Pra quem quer emagrecer e não pode consumir o chá verde (e variações) como eu, uma opção é o chá de oliveira junto com o hibiscus. O hibiscus dá um gostinho especial. =D

Deixe um comentário

