Brownie sem glúten e sem lactose

Tem dias que tudo que você deseja é um docinho. Pelo menos eu, formiguinha que sou, estou sempre aberta à possibilidade de um docinho para alegrar a boca. Terça-feira foi feriado aqui em Recife, e com a chuva+frio que andam fazendo, eu só tenho querido ficar debaixo das cobertas, sem muita conversa com nada, nem mesmo com as panelas, embora seja sempre uma felicidade o calorzinho do forno e o cheirinho que fica pela casa.

Estava com uma vontade de um bolinho, então resolvi sair de debaixo das cobertas e ir brincar com minhas panelas. Foi quando saiu essa receitinha de Brownie sem glúten e sem lactose. Ele na verdade é um misto de brownie com nêga maluca, já que fica molhadinho e fofinho. Ele ficou bem escuro porque usei um cacau novo que comprei no centro da cidade, esse cacau chama Black 100 e é bem escuro mesmo, e tem menos cheiro de cacau e gosto menos acentuado. Numa próxima receita vou tentar combiná-lo com o cacau convencional para associar cor e sabor, aí conto o resultado. Espero que vocês curtam a receita. Por aqui, ela fez muito sucesso, daquelas de literalmente lamber beeem os dedos 🙂

Brownie feat. Nêga Maluca (Sem Glúten e Sem Lactose)

Ingredientes:

3 ovos

4 colheres de manteiga em temperatura natural

50 g de coco ralado não adoçado

2 xícaras de adoçante forno e fogão

1 xícara de cacau em pó não adoçado

1 colher de sopa de fermento

1 xícara de fubá de milho

1 xícara de farinha de amendoim

1 garrafa pequena de leite de coco

1 colher de sopa de essência de baunilha

 

 

Modo de fazer:

1. Numa tigela bata os ovos com um batedor (fouet) até espumarem.

2. Acrescente a manteiga e o adoçante, misturando bem até incorporarem.

3. Adicione o leite de coco, o coco ralado, o cacau, o fermento e a essência de baunilha e misture bem.

4. Aos poucos vá colocando a farinha de amendoim e o fubá de milho, misturando bem até que tudo esteja bem incorporado.

5. Despeje a mistura numa fôrma untada só com manteiga (não precisa enfarinhar) e leve ao forno pré-aquecido.

6. Asse em forno médio por cerca de 30 minutos, ou até que você faça o teste do palito e ele saia limpo.

 

Dicas para lamber os dedos:

1. Você pode substituir a farinha de amendoim por outra farinha que queira (a de coco ou de amêndoas, por exemplo) ou duplicar a medida de fubá de milho. Pode ainda substituir por outra farinha sem glúten de sua preferência.

2.Esse é daqueles bolinhos que você come quentinho, com o gosto que só a gulodice dá, acompanhado de uma xícara de cappuccino bem cremosinho.

3. Como disse, usei o cacau black 100, mas você pode usar o cacau de sua preferência. Se você não tiver cacau e for usar chocolate em pó, prefira a versão não adoçada. Se você só tiver achocolatado, use o diet e reduza um pouco o adoçante da receita. O bolo não vai ficar tão escurinho, mas garanto que vai ficar bem bom também.

4. Como cobertura, você pode misturar duas colheres de achcolatado diet com 2 colheres de água, mexer bem e derramar por cima do bolo. Fica uma felicidade. Pode ainda usar creme de leite gelado em contraste com o bolo quente, mas aí a receita deixa de ser sem lactose.

5. Se você tiver nozes ou castanhas picadas, pode acrescentar na receita, certeza que vai ficar delicioso.

6. Na porção de bolo da foto, eu usei como cobertura o achocolatado em pó e um pouco de coco ralado, assim sequinho, só pra dar uma misturadinha.

7. O bolo fica bem molhadinho e você pode sempre que for comer dar uma aquecida no microondas, pra contrastar os sabores. Foi uma receita que amei comer =)

Anúncios

2 comentários sobre “Brownie sem glúten e sem lactose

    • Thiago, funciona sim, tu derrete o chocolate no microondas e mistura na massa, que fica muito bom. Se tu quiser, pode acrescentar uma parte da manteiga na hora de derreter o chocolate. Se tu for usar chocolate do padre em pó, tu usa só uma xícara do adoçante (ou açúcar, caso tu não tenha problema com açúcar). Depois posta foto do bolo e diz o que achou =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s