Bolo de maçã com caldinha de mel

20130629_221335_Anne

Vim visitar minha mãe em Fortaleza durante o fim de semana. Aqui em casa acontece uma coisa engraçada desde que fui morar fora: acabo cozinhando coisas diferentes para minha mãe e para a Germana. Sempre rola um bolo diferente, uma torta, algo que dê uma variada na rotina delas. Germana, inclusive, acaba me explorando e já comprou as pêras para que eu faça um bolo de massa integral com  recheio de pêras carameladas que ela adora.

Quando comecei a procurar opções à farinha de trigo, acabei virando a doida dos farelos. Isso porque eu comecei a comprar vááários tipos de farelos e farinhas. E eu sou dessas criaturas que adora sair alabando os benefícios e variedades das coisas, daí comecei a trazer diversas variedades de produtos naturais e grãos para Fortaleza sempre que podia. Nessas idas e vindas “contrabandistas”, trouxe farinha de feijão branco que a nutricionista da minha mãe tinha recomendado. Essa farinha de feijão branco auxilia na saciedade e na redução de absorção de carboidratos. Isso quando você consegue comer a farinha pura com água (1 colher de sopa para 200ml ) antes das refeições, como a nutricionista recomendou. Mamãe não conseguiu tomar a tal farinha de jeito nenhum e ela ficou ali guardada desde o final de abril.

Assim que cheguei, mamãe me deu uma missão: dê um jeito de usar essa farinha! Munida de criatividade, aceitei o desafio. Fui para a cozinha e o resultado é esse bolo de maçã com calda de mel. Aviso logo que se você não tiver a farinha de feijão, pode usar da normal. Eu usei da de feijão branco porque era o desafio do dia, mas quem não tiver, usa da farinha que tiver à disposição. Bora pra receita, que hoje eu falei demais!

IMG_20130629_223317

Bolo de maçã com caldinha de mel

Ingredientes para a massa:

2 ovos

2 maçãs picadas com casca

1/2 xícara de azeite de oliva

1 e 1/2 xícara leite desnatado

1 e 1/4 de xícara de adoçante forneável (ou equivalente)

1 xícara de farelo de trigo

1 xícara de farinha de feijão branco (ou uma farinha boa de sua preferência)

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de sopa de essência de baunilha

1 colher de chá de canela em pó

Ingredientes para a calda:

3 colheres de sopa de mel

2 colheres de sopa de adoçante forno e fogão

1 maçã picada com casca

1 xícara de água

Modo de fazer:

1. No liquidificador, bata bem as maçãs picadas e 1/2 xícara de leite como se fosse fazer vitamina.

2. Acrescente os dois ovos e bata por uns 3 minutos, para incorporar bem.

3. Acrescente o azeite de oliva e o adoçante.

4. Adicione a canela e bata bem.

5. Vá acrescentando o farelo de trigo e a farinha de feijão. Adicione o leite à medida que for colocando a farinha, para que o liquidificador consiga ir processando, já que a massa vai estar grossa.

6. Misture o fermento no restante do leite e despeje no liquidificador.

7. Numa forma pincelada com azeite ou manteiga (não precisa enfarinhar), leve ao forno médio pré-aquecido. Aqui ficou pronto em 20 minutos, porque eu dividi a massa em duas formas. Se for assar a massa toda, talvez leve de 30 a 40 minutos. Faça o teste do palito: quando sair limpo, tá pronto.

8. Para fazer a calda, coloque a maçã, o mel, o adoçante e água numa panela e deixe ferver.

9. Mexa eventualmente para não grudar no fundo da panela e ir sentindo o ponto.

10. Deixe reduzir a água até que fique um melzinho com jeito caramelizado (grossinho) e as maçãs estejam bem macias e molinhas.

11. Despeje essa caldinha por cima do bolo e sirva 😀

Dicas para lamber os dedos:

1.  Como eu disse, você pode substituir a farinha de feijão branco por uma farinha boa tipo amêndoas, linhaça, coco, farinha de trigo integral ou mesmo usar a farinha de trigo branca comum. Inclusive, se você não tiver o farelo, pode usar as duas xícaras da farinha de que dispõe ou mesclar com as farinhas que tiver. O que vai mudar é o quando de crescimento a receita vai ter, mas ela fica fofinha mesmo assim.

2. Fiz essa receita com duas opções de cozimento. Assei no microondas uma parte e assei outra parte no forno normal. No micro a receita quase não cresce e fica mais firme, durinha. Ficou pronta em 7 minutos. No forno, ela cresceu bem e ficou mais molhadinha.

3. Eu usei maçã porque era a fruta que eu tinha disponível, mas você pode usar pêras ou banana. O que você tiver disponível. Pode usar até ameixa seca. Acho que umas 6 ameixas sem caroços já dão um sabor ótimo 🙂

4. O bom dessa receita foi que o sabor da farinha de feijão branco ficou imperceptível. Ele passou no teste cego da minha mãe! E no da Cléo, que ficou pedindo mais, como vocês podem ver na foto 🙂

5. Se você achar que o gosto do azeite é forte ou se não tiver, pode colocar óleo de coco ou o óleo que você tiver. Pode usar também duas colheres cheias de manteiga em temperatura ambiente.

6. Você pode fazer o caramelo de açúcar, se não tiver problemas com a ingestão de açúcar. A calda vai ferver em ponto de caramelo de pudim e vai ficar mais grossinha.

7. Usei mel de abelha comum, mas acredito que se for mel de flor de laranjeira ela fica mais suave.

8. Se for comer como sobremesa, eu indico dar aquela esquentadinha no microondas e servir com uma bola de sorvete de creme.

9. Tente não comer os pedacinhos de maçã da calda sem o bolo. Se você resistir a essa tentação, me ensine, porque eu roubei diversos pedacinhos da maçã, porque fica deliciosa 😀

Um comentário sobre “Bolo de maçã com caldinha de mel

  1. Pingback: Bolo Integral com Pedacinhos de Pêra | Pra lamber os dedos

Deixe um comentário

