A importância dos lanches

Minha irmã e eu costumamos brincar que minha mãe morre de medo de morrer de fome (é piadinha, viu, mãe?!), isso porque mamãe sempre carrega mil lanchinhos e água para onde vai. Sempre foi assim, desde que a gente era criança. Tem sempre uma barrinha de cereais, uma fruta ou um iogurte. Outro dia achei um clube social no porta-luvas do carro dela 🙂 E é comum que, mesmo sem saber o quanto vai demorar o compromisso, minha mãe levar pelo menos uma garrafinha de 500ml de água. Algumas vezes ela leva estoque pruma vida, ok, mas vocês captaram a ideia, não é?

Tem gente que se orgulha de não sentir fome por longos períodos de tempo. “Ah, eu tomo café da manhã umas 7h e só vou comer meio-dia”. Esse tipo de atitude, no entando, acaba sendo ruim para o metabolismo e para as reservas de energia da gente, fazendo com que o organismo acabe estocando o que comemos em forma de gordura. Isso mesmo. E seja o seu objetivo emagrecer ou seja manter hábitos saudáveis, esse tipo de estoque é extremamente prejudicial ao corpo. Em geral esses estoques de gordura vão parar na barriga ou no fígado, aumentando os riscos de diabetes e doenças cardíacas.

20130628_180712_Anne

Nesse texto sobre a marmita nossa de cada dieta, eu falei sobre fracionamento de refeições. É importante que a gente divida o que consumimos ao longo do dia em pelo menos 5 refeições, assim os níveis de energia do nosso organismo se mantêm sempre equilibrados e a saúde ganha muito com isso. Como eu disse, independente de você querer entrar naquele biquini de lacinho dos sonhos, ou mesmo que você só queira manter hábitos mais saudáveis, acrescentar lanchinhos à sua rotina alimentar vai te favorecer.

Só que não pode ser qualquer lanche nem usar o lanche como desculpa para comer besteiras, “já que eu tenho mesmo que comer”. É importante ficar atento ao valor nutricional das coisas, tentando sempre combinar uma boa fonte de proteína com uma boa fonte de carboidratos. Assim, você pode apostar em frutas, queijinhos, iogurtes, cereais de boa qualidade e oleaginosas para compor seus lanches. Lembrando que a quantidade depende da dieta de cada um, das suas necessidades, de seu gasto calórico, se você vai comer aquilo antes de um exercício…

Na minha dieta, eu tenho algumas opções de lanches que tentam sempre combinar uma proteína boa e um carboidrato do bem. Assim, você pode levar cookie+iogurte, maçã+polenguinho light, salada de frutas+ iogurte, pão integral+cottage, queijo+geleia, rolinhos de peito de peru+ricota, ou até mesmo ovinhos de codorna, dependendo da sua dieta. Existe sempre uma opção saudável e que se adapta para a sua merendeira, é só usar a criatividade e pesquisar um pouquinho.

E como eu tenho evitado cada vez mais alimentos industrializados (mas sem paranoia), tenho descoberto alternativas de lanches que eu mesma posso fazer. Cookies, bolos, saladas de frutas, mix de castanhas, barrinhas de cereal caseiras… Com criatividade, um pouco de pesquisa e seguindo alguns perfis no instagram (me segue lá, é @jorjacruz), no facebook e blogs de receita, é possível ir arranjando opções saudáveis, que agradem seu paladar e que de repente saiam ainda mais baratos. Aqui no blog eu já dei receitinha de bolo que pode ser feito em formato de cupcake, tem cookie de aveia e chocolate e tem até um truquinho de tapioca de queijo, para levar na lancheira e ter aquela comidinha de fim de tarde maravilhosa. Ah, e abaixo tem mais uma receitinha de opção de cookies super fácil de fazer, que eu aprendi com a Mariana no instagram (@deustavendo). A receita original é só aveia e banana, mas eu dei uma incrementada nela.

20130628_001129_Anne

Cookie de Banana com Aveia

Ingredientes:

1 banana pacovan

2 colheres de sopa de aveia em flocos finos

1 colher de granola zero açúcar

1/2 colher de sopa de uva passa

1 colher de sopa de adoçante forneável

1/2 colher de chá de canela em pó

Modo de fazer:

1. Amasse a banana com um garfo.

2. Acrescente o adoçante, a canela e misture bem até formar uma pastinha.

3. Adicione a aveia e a granola e misture bem.

4. Acrescente as uvas passas e misture tudo.

5. Modele os cookies no formato que preferir e leve ao forno até que fiquem assadinhos, durinhos, firminhos.

Dicas para lamber os dedos:

1. Essa receita é daquelas que já o básico fica bom. Se você só tiver aveia e banana, ela fica boa do mesmo jeito. Amassa a banana e vai colocando aveia até dar o ponto de modelar. Coloca pra assar e tá pronta a merendinha. Inclusive, rola de assar até no microondas. Eu assei o primeiro teste no micro e com 3 minutos tava firminho lindo delícia.

2. Se você for assar no micro, não coloque as uvas passas, porque elas vão queimar e fica horroroso demais! #truestory

3. Se você acrescentar uma xícara de uma farinha boa (amêndoas, linhaça, fibra de trigo, farinha de aveia…) que você tenha e 1/2 colher de fermento, vira um bolinho ótimo. Mistura tudo, bota numa forma e assa. Aqui em casa eles ficaram prontos no forno convencional em 15 minutos. Não fica fofinho, fica macio e muito gostoso. Pode ainda adicionar mais 1 colher de adoçante, para o sabor ficar mais docinho e gostoso.

4. Você pode substituir a uva passa por castanhas picadas ou amêndoas ou amendoim ou, quem sabe, pedacinhos de chocolate. Vai ficar muito bom e variar os sabores.

5. Esse cookie pode ser comido de lanche ou de pré-treino, por exemplo, para dar aquela energia antes dos exercícios.

6. Ah, você pode substituir o adoçante por mel, se você preferir o sabor ou não curtir usar adoçante. Se preferir açúcar, usa o demerara ou o mascavo, que são mais saudáveis que o refinado.

6. Acabou desculpa para aquela vontade de comer cookie e não saber dar o ponto da receita.

7. Ah, essa é uma receitinha boa para quem mora sozinho ou cozinha só para um, já que você vai usar sua cota de banana, aveia e granola. Ela pode ir como café da manhã também 🙂

8. E pode ser comida em momentos de gulodice! E em momentos de lariquinha! E dentro do ônibus! E na merenda da escola… Enfim, você captou a ideia 😀

11 comentários sobre “A importância dos lanches

    • Bia, depende do tamanho da banana e do quanto de aveia você usa. Com uma banana prata média, eu faço uns 4 ou 6 cookies. Na forma de bolinhos, rende uns 3 =)

  1. Pingback: Café da manhã: tomar ou não tomar? | Pra lamber os dedos

  2. Pingback: 2014 e a resolução de comer direito | Pra lamber os dedos

    • Deve ter ficado ótimo com essa textura e consistência cremosa 😀 E qualquer coisa, de uma próxima vez, deixa o forno bem baixinho, assim eles assam melhor por dentro 🙂

Deixe um comentário

