Sour cream ou creme azedo

20130625_095030_Anne

Se você curte comida mexicana, eventualmente já deve ter provado creme azedo, ou sour cream. Em geral ele vem junto com as porções de nachos e o chili nos restaurantes. Aproveitando que estamos com um clima meio cucaracho por aqui esses dias e pensando nessa receita de Chili que a Deise aprontou, resolvi fazer sour cream.

Sou apaixonada por esse creminho, que de tão fácil de fazer a gente não pode ser dizer que é uma receita. Está mais para uma dica prática de como variar sabores na cozinha. Uso o creme azedo em molhos, uso no pão, na torrada, na salada, para fazer cobertura… é um creme super versátil, que nada mais é do que creme de leite e suco de limão misturadinhos. Se você procurar pela internet, vão ter vários modos de preparo do creme. Gosto de prepará-lo de modo a virar uma pastinha grossinha, com consistência quase de um cream cheese.

20130625_095241_Anne

Sour Cream

Ingredientes:

1 lata de creme de leite sem soro

1 limão suculento

Sal

1 filtro de café

1 peneira

 

Modo de fazer:

1. Coloque a lata do creme de leite no congelador por uns 15 a 20 minutos. Faça um furinho no fundo da lata para que o soro escorra.

2. Esprema o suco do limão e coe.

3. Numa vasilha, misture o creme de leite já sem o soro, o suco do limão e adicione o sal a seu gosto.

4. Forre a peneira com o filtro de café e coloque o creme no filtro. Você vai perceber um sorinho escorrendo pelo filtro.

5. Coloque na geladeira por cerca de 8h para que ele escorra completamente o restante do soro e está pronto seu creme azedo caseiro.

 

Dicas para lamber os dedos:

1. Essa receita tem de ser feita com creme de leite de lata ou creme de leite fresco. Aqueles de caixinha não funcionam. Sério, eu já tentei e ficou uma grande porcaria.

2. Por falar em creme de leite fresco, se você tiver acesso a ele, prefira. É a lógica de tudo por aqui: sempre que puder usar comida de verdade ao invés da versão industrializada, use!! Sua saúde agradece.

3. Em geral eu nem uso o sal, fica tão gostosinho o creme somado ao azedinho do limão que nem sinto falta de sal.

4. Você pode ainda acrescentar ervas finas na mistura final e ter um sour cream temperado.

5. Ele fica ótimo como cobertura de bolo de chocolate. Para usá-lo como cobertura, não adicione o sal e depois de pronto leve à batedeira com um pouco de adoçante ou mel. Bata levemente como quem fosse preparar chantili. Depois é só espalhar sobre o bolo e saborear.

6. O armazenament e a duração dele na geladeira são super bons. O meu já chegou a durar 1 semana armazenado num potinho. Não sei da duração além disso por motivos de que nunca sobra além desse período 🙂 #gulodices

7. Para usá-lo como molho pra salada, você pode acrescentar um pouco de azeite de oliva, para que ele vire um molho.

Anúncios

Um comentário sobre “Sour cream ou creme azedo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s