5 opções ao pão no café da manhã

Eu queria deixar claro antes de mais nada que amo pão, croissant, brioche e todas as variantes da padaria. Sou daquelas que se emociona já ao sentir o cheirinho do pão quente e ver a manteiga derretendo ao encostar no miolo fofinho! Mas combinemos aqui entre nós que o pão não é dos melhores amigos da cintura nem da saúde. Só que quando a gente pensa em café da manhã, o pãozinho é um dos astros. E agora, Georgia, se eu não como pão de manhã, eu como o quê, pelo amor de Deus?

Calma, que eu já me fiz esses questionamentos e já passei perrengues pensando em opções livres de farinha de trigo. Testa daqui, experimenta dali, remexe dacolá, pesquisa mais um pouco e prova tudo. Eis que vos apresento 5 opções de comidinhas que fazem as vezes de pão no café da manhã e de quebra ainda são amigas da cintura e do #projetobiquinidelacinhos

Vamos aos eleitos:

1. O primeiro da lista é o nosso amado-salve-salve Cuscuz!!

20130523_201529_Anne

Feito com flocos de milho, ele é uma ótima pedida para o café da manhã porque dá energia, sacia bastante e é glúten-free, ótima pedida para aquelas pessoas que estão evitando essa proteína na dieta. Não sabe nem por onde começa para fazer cuscuz? Já falei aqui duma receitinha de cuscuz de microondas super fácil!

2. Tapioca é outra ótima pedida muito boa para a primeira refeição do dia.

20130510_082203

Mais uma opção de comida simples e glúten-free, o que você deve ficar atento é ao recheio da tapioca. Com uma pontinha de faca de manteiga e uma fatia de queijo, ela é super boa e enche bem a barriguinha. Outra opção é uma colher de sopa de requeijão light. Tapioca é muito amor com qualquer que seja o recheio ❤ Aqui tem receitinha de tapioca delícia com queijinho já na massa!

3. Omelete é dessas coisas que a gente só pensa como opção pros dias em que não tem nada que se aproveite de almoço, não é verdade?

IMG_20130225_084941

Mas é uma boa pedida para o café da manhã, além de ser low-carb. Em breve vou fazer um post sobre omelete, mas basicamente meu omelete de café da manhã é um ovo inteiro batido com sal e ervas finas. Mistura tudo com o garfo, pega uma frigideira anti-aderente aquecida em fogo baixo e despeja a mistura. Isso mesmo, sem óleo nem nada, só a frigideira anti-aderente já funciona bem. Quando as bordinha começarem a soltar, você vira com a espátula pra assar do outro lado, depois pode acrescentar o recheio e fechar. Eu recheio com o velho requeijão light e presunto de peru, ou com queijo mussarela prum dia que quero algo mais puxa-puxa. Pode ainda comer sem recheio se te satisfizer 🙂

4. Panqueca é outra delícia que você pode apropriar pro café da manhã.

20130507_215728

A receita de panqueca é simples e rende bem. Anota aí: 1 ovo, 2 colheres de uma farinha boa (amêndoas, fibra de trigo, linhaça dourada, aveia), 1/2 xícara de leite, sal ou adoçante (depende se você curte a panqueca doce ou salgada), 1/2 colher de sopa de fermento químico (o que usa pra bolo). Bate tudo no liquidificador e assa as porções na frigideira anti-aderente. O segredo prela ficar fofinha é tapar a frigideira. Depois de pronta, você decide um recheio amigo e arrasa no café da manhã. Panqueca é legal de fazer em dia especial ou dia de domingo, que tem cara de acordar mais tarde, de preparar uma comidinha que supra o café da manhã e o lanche numa coisa só.  A da foto eu fiz com farinha de linhaça dourada e ficou muito boa, porque essa massa fica bem consistente. Se você quiser uma massa mais fininha, ao invés de meia xícara de leite, coloque uma xícara toda.

5. Pãozinho de linhaça ou de fibra de trigo é uma dessas receitas que quando a gente descobre, passa a amar muito e sempre. Eu adaptei de uma receita que encontrei no Pitadinha, porque queria algo leve e sem lactose, mas você pode fazer a receita que a Juliana postou lá, porque é top!

20130407_093946

Esse pãozinho é ótimo porque é rápido, é rico em proteínas e baixíssimo carboidrato, além de ter fibras.

Ingredientes:

3 colheres de fibra de trigo ou farinha de linhaça
1 ovo (ou 1 colher de sopa de farinha de linhaça hidratada em água morna por cerca de 1 hora)
2 colheres de água
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó

Modo de fazer:

1. Misture todos os ingredientes numa vasilha, menos o fermento.

2. Depois que estiver beeeem misturado, acrescente o fermento e misture mais um pois.

3. Depois, numa vasilha própria para micro untada com um pouquinho de azeite, você vai levar ao microondas por 3 minutos (esse tempo varia de acordo com a potência do seu micro, como o meu é velho de guerra, ele é mais lento. Começa com 2 minutos e vai acrescentando de 30 em 30 segundos).

4. Dê uma olhadinha, se não estiver bem assadinho, volte uns 30 segundos para o micro. Depois é só tirar do potinho, partir ao meio e comer =)

Dicas para lamber os dedos:

1. Essa receita fica ótima com queijo cottage ou minas frescal e peito de peru de recheio para um sanduba.

2. A fibra de trigo também pode ser encontrada com o nome de farelo de trigo. A diferença entre eles é que a fibra é o farelo moído fininho. Os dois tem uma baixíssima dose de carboidratos e uma boa dose de fibras.

3. Você pode multiplicar a receita e fazer um pão maior e guardar na geladeira para ir comendo ao longo da semana e poupar trabalho na hora do preparo do café.

4. Como o pão vai crescer, é importante que a vasilha seja bem maior do que o nível da massa. Caso contrário ela transborda. #truestory

5. O tempo de cozimento depende do seu microondas. O legal é ir colocando o tempo e observando, para não correr o risco de queimar o pão nem a vasilha #truestory2

6. Quando for retirar o potinho do microondas, use uma luva ou um paninho, pois vai estar beeem quente! MESMO! E você pode queimar os dedos. #truestory3

Anúncios

2 comentários sobre “5 opções ao pão no café da manhã

  1. Pingback: Café da manhã: tomar ou não tomar? | Pra lamber os dedos

  2. Pingback: Wrap de Aveia | Pra lamber os dedos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s