[básicos] Soja e compartilhar de sabores

IMG_20130315_163042_Anne

Tem gente que quando começa a fazer dieta, reclama das restrições, do fato de não poder comer isso ou aquilo. Acho que o principal pra qualquer mudança de hábitos é se respeitar, e saber que, acima de qualquer coisa, comer é um ato social. A gente não vive pra comer, mas comer faz parte da vida. As comidinhas não podem virar algo alheio do nosso convívio no mundo. Se eu já sabia disso, depois que fiz o blog percebi mais ainda. Porque o ato de comer e de preparar a própria comida, trocar ideias sobre os alimentos, tudo isso tem voltado a ser mais valorizado pelas pessoas. E a internet é uma grande cozinha com mesa ampla, uma garrafa de café e bolinhos de chuva a serem assados enquanto a conversa se multiplica. E incrivelmente o papo passa pelo tema alimentação.

Nessa grande mesa de conversa, o mais legal é ir descobrindo coisas novas, aprendendo e poder compartilhar com os coleguinhas os aprendizados que a vida nos proporcionou. Tem até coisa que você pensa que é bobagem, que todo mundo já deve estar cansado de saber e daí descobre que não, que tem muita gente que adoraria saber justamente daquilo.

Outro dia quando postei a lasanha de abobrinha, algumas pessoas vieram me falar que tinham gostado muito da receita, mas tinha um pequeno detalhe: como fazer esse molho bolonhesa de soja? E para responder a essa perguntinha básica resolvi fazer essa postagem, assim todo mundo pode aproveitar e preparar ainda pro almoço do fim de semana 🙂

20130609_160007

Bolonhesa de Soja

Ingredientes:

2 xícaras de Proteína Texturizada de Soja já hidratada e escorrida*

1 lata de extrato de tomate

1 dente de alho espremido

1 tomate

1 cebola

1 pimentão

1 cenoura

1 linguiça fininha picada

1 pitada de canela

1 pitada de noz moscada

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite de oliva ou manteiga para refogar

1 xícara de água filtrada

 

Modo de fazer:

1. Pique em cubinhos a cebola, o tomate e o pimentão. Esprema o alho.

2. No ralo fino, rale a cenoura. Pique a linguiça em cubinhos.

3. Numa panela grande, coloque um fio de azeite ou uma colher de manteiga e refogue a cebola, o tomate, o pimentão e a cenoura.

4. Quando estiver tudo bem refogado, acrescente o alho e a linguiça fininha picada. Deixe a linguiça dar uma fritadinha.

5. Acrescente a proteína texturizada de soja e mexa bem. Quando tudo estiver bem refogado, adicione a pitada de canela, a noz moscada, o sal e a pimenta.

6. Acrescente o extrato de tomate e mexa bem. Adicione metade da água e mexa bem.

7. Quando começar a ferver, acrescente o restante da água e baixe o fogo.

8. O molho vai começar a ferver e quando der uma engrossadinha, pode apagar.

 

Dicas para lamber os dedos:

1. Proteína Texturizada de Soja é como a soja é vendida nos supermercados. Você encontra dela nas seções de coisas naturais ou na seção de arroz e feijão. Cada fabricante dá instruções para o seu preparo e cozimento. A que tenho em casa fala da proporção de 1 xícara de proteína de soja para 2 xícaras de água.

2. É importante escorrer beeeeeeem a soja antes de preparar as receitas. Ela tem uma textura meio esponjosa, então eu costumo sempre espremê-la com um pano de algodão limpo. Se você não tiver, usa a peneira e vai na fé que funciona do mesmo jeito.

3. Uso a linguiça fininha, mas pode ser qualquer linguiça calabresa de que você disponha em casa. Acho que já deu pra sacar que por aqui somos adeptos da lei do “é o que tem pra hoje”, não é? 🙂

4. Adoro colocar canela em carnes, acho que dá todo um mojo ao sabor, deixa a coisa mais encorpada (mesmo!). Na próxima vez que você fizer carne ao molho, experimenta colocar canela e me diz depois se não ficou perfeita!

5. Se você quiser, pode substituir a carne de soja pela carne moída, que a receita é a mesma para um molho tradicionalmente bolonhesa.

6. Vale usar esse molho para berinjela também, fica super gostoso!

7. Já usei também como recheio de um sanduíche com queijo mussarela e posso dizer que ficou mágico e divino 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s