Carambolas!

20130526_165116_Anne

Carambola é uma fruta legal porque tem um efeito meio kinder ovo: vem com surpresa. É só pegar a faca, cortar e pá, você tem muitas estrelas para preencher seu prato, o vazio do seu estômago, alegrar a aridez de um dia, enfeitar o que for possível. Qualquer coisa ganha certo ar gourmet com carambolas, porque parece que cortar algo em forma de estrelas já te faz mestre de uma faca ginsu. Ela é uma frutinha de sabor cítrico, mas que às vezes quase não tem muito gosto quando comida pura, mas basta uma incrementada ou misturar com outras e ela se revela, impressionante!

Esses dias ganhei várias carambolas e comecei a pensar no que fazer com elas. A primeira ideia era um suco daqueles bem turbinado e saboroso, mas meu liquidificador foi passar férias no conserto e não sei quando ele retorna. Daí o que você faz nessa situação? Usa a imaginação, claro. Comecei a encarar as carambolas na fruteira e me veio uma ideia: e se a gente transformar vocês em doce? Porque, né, doces são sempre uma coisa que me passa pela cabeça. #formiga  O amigo que me deu as carambolas estava doente, daí mais um motivo para fazer um docinho e compartilhar com ele, adoçando a vida 🙂 Coloquei nesse potinho e achei uma fita pro laço, para enfeitar e deixar tudo mais feliz, e dei de presente.

Foi assim que surgiu essa receitinha de carambolas em calda de baunilha. A receita, mesmo sendo de doce, é super leve e dá pra lamber os dedos e comer sem culpa, já que é diet e a carambola é dessas frutas amigas da cintura. Em 100g de carambolas você tem só umas 35 calorias, então quem está no Projeto Biquini de Lacinhos feito eu pode aproveitar para se deliciar. Outra coisa legal é que está na época de carambolas, então elas aparecem pra venda em todos os lugares e com um preço super gente boa.

 

Carambolas em Calda de Baunilha Diet

20130526_161236_Anne

Ingredientes:

4 carambolas

1 xícara de adoçante forno e fogão

1 colher de essência de baunilha

Água

 

Modo de Fazer:

1. Lave bem as carambolas e corte-as no sentido da largura, pra formar estrelinhas.

2. Coloque as carambolas cortadas numa panela, coloque água bastante para cobrir as carambolas.

3. Acrescente a xícara de adoçante e a essência de baunilha. Misture bem e leve ao fogo.

4. Em fogo médio, vá mexendo as carambolas e deixe ferver.

5. Mexa de vez em quando a panela, para garantir que as frutas cozinhem por igual.

6. Deixe a água reduzir até quase secar, para que só reste uma caldinha junto aos pedaços macios da carambola.

7. Apague o fogo e coloque no pote que preferir, suas carambolas em caldas estão prontas!

 

Dicas Pra Lamber os Dedos:

1. Se você não tem problemas com açúcar, pode substituir o adoçante pela mesma quantidade de açúcar que vai ficar bom. E se preferir mais doce, acrescente mais meia xícara de açúcar/adoçante.

2. Quanto mais você deixar reduzir a calda, mais legal a receita fica, porque o suco da carambola vai se misturar ao caldo e o sabor fica incrível.

3. Essa receita é com carambolas, mas se você quiser seguir a lógica, dá pra fazer com qualquer outra fruta. Com bananas, por exemplo, super rola esse passo a passo.

4. Uma dica para essas carambolas em calda é usá-las como cobertura em um bolo ou comer com um queijinho, de sobremesa depois do almoço. Ah, usei como se fosse geleia em cima da torrada com requeijão e ficou muito top 🙂

5. Sou super adepta de presentear os amigos com coisas gostosas, e essa receita é daquelas coisas diferentes, que você pode fazer uma graça e adoçar a vida de quem você gosta. Um pote de geleia + um lacinho de fita e tá feito um presente lindo e delicioso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s