Panelinhas e cuscuz

Esse post bem poderia se chamar “I love cuscuz, mas eu moro só e as cuscuzeiras convencionais não me favorecem”. Cuscuz e tapioca são dessas comidas que ninguém nunca nem perguntou se eu gostava, não sei ao certo quando comecei a comer (ok, eu sei), mas que eu adoro e não vivo sem. Acontece que cuscuz é que nem feijão, daquelas coisas que são pensadas pra serem comidas compartilhadas, daquelas coisas que você faz a mais pela própria natureza da comida. E as panelas seguem esse pensamento. Mesmo as cuscuzeiras pequenas, em geral me são muito grandes.

Morando sozinha, é preciso arrumar estratégias para preparar porções individuais. No caso do cuscuz, passei um bom tempo até preparar aqui em casa. A felicidade foi descobrir que era possível fazer no microondas! Isso revolucionou exponencialmente minha vida, para não dizer meu café da manhã. Só que, como a lei de murphy existe, o microondas pifou, e voltamos à estaca zero. Mas eis que essa semana, passeando pelo centro de Recife, avisto essa mini-cuscuzeira da foto. Meu coração se encheu de alegria, pois havia tempos que eu procurava uma e não achava. Nem pensei duas vezes, trouxe a bichinha pra casa. Na mesma noite, adivinha qual foi o prato do jantar aqui? 🙂 E existe uma satisfação quase indescritível em se comer um cuscuz inteiro hahaha Daqueles gostos que só a micro-gulodice dá!

20130523_201529_Anne

E abaixo, pra quem ficou curioso com a possibilidade, vai o modo de fazer o cuscuz no microondas, que rende porções individuais. Não é bem uma receita, porque é basicamente o mesmo processo do cuscuz tradicional, é mais uma diquinha pela praticidade e por saber que tem gente que não conhece esse pulo-do-gato e vive deseja um cuscuzinho.

Cuscuz de Microondas

Ingredientes:

3 colheres de sopa de flocão de milho

2 colheres de água filtrada

Sal

1 fatia de queijo coalho em pedacinhos

Manteiga

Modo de Fazer:

1. Coloque o flocão de milho numa vasilha que possa ir ao microondas e acrescente um pouco de sal.

2. Vá adicionando a água e mexendo. Caso você ache que ficou seco, pode colocar mais um pouquinho de água, a depender do seu gosto. Deixe hidratar por alguns minutos.

3. Misture os pedacinhos de queijo coalho à massa.

4. Tampe a vasilha e leve ao microondas por 2 minutos.

5. Verifique se está cozido, de acordo com seu gosto.

6. Passe uma manteiguinha por cima e sirva.

Dicas para lamber os dedos:

1. Eu uso flocão, mas você pode usar a massa de cuscuz com flocos finos se preferir. É que acho o flocão mais macio depois de pronto e sempre tem promoção de flocão 🙂 #carestia

2. O queijo é opcional, você pode fazer sem e fica muito bom também. E pode variar com outros tipos de queijo que você tenha na geladeira.

3. Ainda falando em queijo. Se você fizer sem queijo na massa, uma boa opção de acompanhamento na hora de comer é requeijão. Em geral uso uma colher de sopa de requeijão light por cima (como na foto).

4. Tem dias que eu tô a afim de comer um cuscuz bem molinho, aí coloco água que baste para cobrir a massa e deixo hidratar por meia-hora antes de colocar no microondas. Você pode acordar, colocar o cuscuz pra hidratar, ir se arrumar e deixar pra colocar no microondas só na hora da comida.

5. Se você quiser fazer uma porção maior, é só seguir essa proporção da receita e ir ajustando a água no olhômetro que dá certo. Acredita!

6. Eu faço a receita num ramequim de vidro ou de porcelana e uso como tampa um prato. Funciona direitinho.

7. O tempo de 2 minutos pode variar de acordo com a potência do seu microondas, então vale testar de minuto em minuto e ir vendo o ponto do cuscuz. Se você colocar tempo demais, corre o risco de queimar ou ressecar a receita.

8. Ainda essa semana vou postar receita de um cuscuz recheado delícia, aguardem 🙂 Minha internet andava ruim das pernas, mas agora as coisas parecem ter normalizado.

3 comentários sobre “Panelinhas e cuscuz

  1. Pingback: 5 opções ao pão no café da manhã | Pra lamber os dedos

Deixe um comentário

