Sem açúcar e com afeto

Desde o ano passado deixei de comer açúcar de mesa e evito ao máximo produtos que levam açúcar na sua composição. O mais difícil de evitar são os molhos, mas em matéria de doces e demais comidinhas, teve açúcar, eu passo. Foi uma opção por saúde (basta um google e você pode saber um pouco mais sobre os efeitos do açúcar refinado) e uma opção de dieta também. Só que eu sou uma formiga e doces são uma felicidade na minha vida. Aliás, quer felicidade maior do que aquele chocolatinho em um momento de agonia? Desde pequena coisa doce sempre fez minha alegria. Adorava o bolo de sagu de tapioca com coco e leite moça por cima que minha mãe fazia. Aliás, tenho que resgatar com ela essa receita, outro dia estava desejando esse bolo.

Agradeço sempre à indústria alimentícia nessas horas por ter visto nos diabéticos um público rentável e lançar todos os dias milhares de opções zero-açúcar e diet. Podem continuar 🙂 Além de apelar para os docinhos prontos, sempre estou bolando um doce, uma torta ou mousse, além de bolos e cupcakes. Como substituição ao açúcar, stevia ou adoçantes de forno e fogão são a pedida. Por falar em adoçantes, hoje eu parecia criança quando ganha brinquedo novo. Achei no centro da cidade um pote de adoçante forno e fogão de 500g que custa o mesmo que pago por um pote de 130g. É ou não é pra celebrar?

Além dos doces tradicionais, de uns tempos pra cá me dei conta que amo amendoim. Doce, salgado, cru, cozido, torrado, em pasta, em manteiga, em forma de paçoquinha… E comecei a caçar receitas pra usar a farinha de amendoim que comprei no mercado. Resultado foi juntar vários pedaços de receitas e chegar a um cupcake super simples de fazer e que fica bem cremoso. Preciso dizer que ficou bom? 🙂 E para quem não tem problemas em comer açúcar, as proporções na receita são equivalentes, ou seja, para cada xícara de adoçante, substitua por uma xícara de açúcar e fica tudo lindo (e doce!)!

2012-11-10_1352565985

Cupcake Diet de Amendoim

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de amendoim

3/4 de xícara de óleo de canola (pode usar azeite ou óleo de coco)

1 e 1/2 xícara de adoçante em pó culinário (aqueles que podem ser aquecidos, versão forno e fogão)

2 ovos

1 e 1/2 xícara de leite líquido (pode ser leite de amêndoas ou de coco, caso você não consuma lactose)

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de sopa de essência de baunilha

Modo de fazer:

1. Coloque as forminhas de papel nas formas de cupcake.

2. Pré-aqueça o forno em temperatura média.

3. Em um liquidificador, bata os ovos, o adoçante e o óleo.

4. Acrescente a essência de baunilha e um pouco de leite.

5. Vá colocando aos poucos a farinha de amendoim e o leite que resta. Se for preciso, vá acrescentando mais leite além da medida, só o suficiente para ficar cremosinho e poder bater no liquidificador.

6. Acrescente o fermento em pó dissolvido em uma colher de leite líquido.

7. Bata mais um pouco para misturar bem.

8. Despeje nas forminhas e leve ao forno até assar. No meu forno isso dá entre 20 e 30 minutos.

Dicas pra lamber os dedos:

1 – Como cada forno tem seu tempo próprio, o tempo varia de forno para forno. Então, espere assar inicialmente uns 15 minutos para não solar os bolinhos e em seguida vá fazendo o teste do palito ou da faca. Saiu limpinha, pode apagar e esperar esfriar. Ou comer quente mesmo, com aquele gosto que só a gulodice dá, fica a seu critério 🙂

2 – Ah, você não tem forminhas de cupcake? A gente resolve isso fácil: pegue uma forma de bolo convencional untada e enfarinhada e arrase.

3 – Os bolinhos ficam cremosos mesmo, não se assuste achando que a receita deu errado. E ficam um pecado se comidos geladinhos =)

4 – Você ainda pode fazer uma cobertura de brigadeiro ou chocolate derretidinho e jogar por cima, para ficar aquela maldade boa de provar.

5 – Pode ainda polvilhar um pouco de farinha de amendoim por cima na hora de servir.

6 – Se você tiver/quiser, pode colocar pedacinhos de amendoim na massa antes de levar ao forno.

7 – Pode ainda servir aquecido no microondas e acompanhado com uma bola (ou quantas você quiser) de sorvete de chocolate zero açúcar. Pra quem é de Recife, super indico o da frisabor 😀

8 – Se você não tiver farinha de amendoim, compre o amendoim torrado sem pele e sem sal e passe no liquidificador ou no processador. Fica uma farinha não muito fina, mas acredite que dá certo.

Anúncios

Um comentário sobre “Sem açúcar e com afeto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s